Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05)
Código: NEU0071
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina será ministrada na perspectiva da discussão da prática concreta do professor do ensino superior, combinando quatro pontos principais: (a) o conteúdo da área na qual o professor é um especialista; (b) sua visão de educação, de sociedade e de mundo e (c) habilidades, atitudes e conhecimentos que lhe permitem uma efetiva ação pedagógica em sala de aula; (d) visão atual e dinâmica das estratégias de ensinagem. Deste modo as abordagens darão suporte acadêmico à prática docente no contexto geral da Iniciação à Docência, e específico, de modo a integrar estas atividades ao contexto dos alunos de pós-graduação para desenvolver suas atividades na sala de aula de graduação, sob supervisão. Os conteúdos serão também abordados em uma perspectiva integrada, sempre que possível, ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Referências: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2009. AUTHAUS MTM. Ação Didática no Ensino Superior: A Docência em Discussão. Revista Teoria e Prática da Educação, v.7, n.1, p.101-106, jan./abr. 2004. BARBOZA MGAF. A aula universitária: figurações das coreografias de ensino. Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013. http://hdl.handle.net/10451/7625 BERAZA MZ. Nuevos enfoques para la didáctica universitaria actual. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, 387-416, jul./dez. 2011. BERBEL NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. CAJUEIRO JLG; SICSÚ AB; RIBEIRO ARB. Elementos preliminares para a construção de modelos: a contribuição da gestão do conhecimento para instituições de ensino superior. Revista Gestão Industrial, Paraná, v. 5, n. 3. 2009. CIRINO GC; TORRALES-PEREIRA ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizagem por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, v.20, n. 3, p. 780-788. 2004. KALRA, R;, MOLDI, JN; VYAS, R. Involving post-graduate’s students in undergraduate small group teaching promote active learning in both. International Journal of Applied and Basic Medical Research, v. 5 Suppl, p. S14-S17. 2015. LEITE C; FERNANDES P. Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 507-533, jul./dez. 2011. MASETTO MT. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 597-620, jul./dez. 2011. ROBERTS DH; NEWMAN LR; SCHWARTZSTEIN MR. Twelve tips for facilitating Millennial’s learning. Medical Teacher, v. 34, no. 4, p. 274-278, 2012. doi: 10.3109/0142159X.2011.613498 PEREIRA WO, LIMA FT. Desafio, Discussão e Respostas: estratégia ativa de ensino para transformar aulas expositivas em colaborativas. einstein (São Paulo). 2018;16(2):eED4362. POLLACK, AE. The Neuroscience Classroom Remodeled with Team-Based Learning. The Journal of Undergraduate Neuroscience Education (JUNE), Fall 2018, 17(1): A34-A39. SILVA, EF. Docência universitária: a aula em questão. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília. 2009. 293p. SILVA AA et al. A aula no contexto histórico global: Pensamentos e reflexões. Universitas Humanas, Brasília, v. 9, n. 2, p. 49-53, jul./dez. 2012. WALDROP M. The Science of Teaching Science: Why we are teaching science wrong, and how to make it right. Nature, v. 523, p. 272-274, jul. 2015.

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