Referências: |
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 [1979].
BAYNHAM, M. Literacy practices: Investigating literacy in social contexts. (Language in
social life series.) London: Longman, 1995.
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. Tradução: Judith Chambliss Hoffnagel. São
Paulo: Cortez, 2011.
BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
________. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
________. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. 2. ed. Campinas, São Paulo:
Editora da Unicamp, 1997.
CAFIERO, Delaine. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: RANGEL, Egon de
Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues (Coord.). Língua Portuguesa: ensino fundamental.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção Explorando o Ensino,
v. 19, p. 85- 106, 2010.
CORACINI, Maria José (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua
estrangeira. Campinas, São Paulo: Pontes, 1995.
________. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas, São Paulo:
Pontes, 1999.
________. Concepções de leitura na (pós)modernidade. In: CARVALHO, Regina Célia de;
LIMA, Paschoal (Orgs.). Leitura: múltiplos olhares. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras;
São João da Boa Vista, SP: UNIFEOB, 2005.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise. Ensino de língua: representação e
letramento. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2006.
CARDOSO, Silvia Helena Barbi. Discurso e ensino. São Paulo: Autêntica/FALE, 2012;
CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in Late Modernity. Edinburgh:
Edinburgh University Press. 1999.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de
Brasília, 2001.
FARACO, Carlos Alberto; NEGRI, Ligia. O falante: que bicho é esse, afinal? Letras, Curitiba,
Editora da UFPR, n. 49, p. 159-170, 1998.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1999.
HANKS, William F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade
a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008.
IVANIC, Roz. Discourses of Writing and Learning to Write. Language and Education.
Routledge: London, V. 18, N. 3, 2004.
MARCUSCHI, Beth. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO,
Roxane Helena Rodrigues (Coords.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção Explorando o Ensino, v. 19, p.
85- 106, 2010.
MILLER, Carolyn. Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. DIONISIO, Angela
Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (Orgs.). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Produções escritas e processos identitários: um
estudo de textos de alunos do ensino fundamental. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 67-77,
2001.
________. Pensando a escrita como uma prática discursiva: implicações para a pesquisa em LA.
RBLA, v. 3, n. l, p. 118-184, 2003.
ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). A leitura e os leitores. Campinas, São Paulo: Pontes, 1998.
________. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes,
1999.
________. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008.
PEDROSO, Sergio Flores. Sobre o conceito de prática social: funcionamento e efeitos nas
abordagens da linguagem em movimento. Tabuleiro de Letras, PPGEL Salvador, n. 7, p. 64-
86, dezembro de 2013.
SILVA, Marluce Pereira da; OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; ALVES, Maria da
Penha Casado (Orgs.). Linguagem e práticas sociais: ensaios e pesquisas. Natal: EDUFRN,
2008.
SILVA, Luiza Helena Oliveira. Silenciamento dos sentidos: relatos de observação de aulas de
leitura. Querubim (Online), v. 01, p. 01-17, 2007.
SPINK, Mary Jane Paris (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano:
aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2004.
VOESE, Ingo. Análise do discurso e ensino. São Paulo: Cortez, 2010;
VOLOCHÍNOV, Valentin. (Mikhail Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo:
Hucitec, 1990.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMARAL, Luciano. Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola, 2013.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 3. ed. São Paulo:
Unesp/Hucitec, 1993, p. 13-70.
FARACO, Carlos Alberto. A produção textual de um estudante ao final do ensino médio.
Texto apresentado na abertura do Encontro de Supervisores de Avaliação de Redações,
promovido pela DAEB/ INEP. Brasília, 2014.
RAMALHO, Viviane; REZENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o
texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes, 2011. |