Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS (11.70.00.04)
Código: PCN2001
Nome: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Letramento científico do docente. Concepções de Pesquisa. Tipologia de pesquisa: bibliográfica, documental, experimental, etnográfica, pesquisa ação. Abordagem da pesquisa: Quantitativa, qualitativa e quanti-quali. Caracterização da pesquisa (abordagem, natureza, objetivos e procedimentos). Metodologia da pesquisa: Ambiente, participantes, instrumentais para coleta, procedimentos de análises, fundamentos teóricos, referenciação de autores (Referências e citações). Estrutura formal do trabalho de conclusão final. Elaboração de projetos educacionais: projeto de intervenção. Ética na pesquisa científica: Conceitos e finalidades. Princípios éticos e perfil do pesquisador. O plágio acadêmico.
Referências: ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do Esclarecimento - fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antônio de Almeida. Rio: Zahar, 1985. ALEXANDRE, A F. Metodologia científica e educação. 2. ed. rev. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014 ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BAUER, M. W.; GAKELL, N. C. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. BORTONI-RICARDO, S M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. DUARTE, E. C. V. G.; PEREIRA, E C. (orgs ) Direito Autoral: perguntas e respostas. Curitiba:UFPR, 2009. FERRAZ SILVA, O. S.. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade?. Revista Brasileira de Educação [en linea] 2008, 13 (Mayo-Agosto): Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27503812. ISSN 1413-2478 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas, 2010. Disponível em : https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_ela borar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf JORDÃO, C M. As lentes do discurso: Letramento e criticidade no mundo digital. Trabalhos em Linguística Aplicada, 46(1): 19-29, Jan./Jun. 2007. MARCUSCHI, L A. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, 4 (1), p. 79-111,2001. MATOS, D P. de. Letramento: reflexões e possibilidades. In: Pesquisa em discurso pedagógico. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2010. MOREIRA, H.; CALEFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro, DP7A, 2006. SANTOS, P.C.; NASCIMENTO, E.G.C. Comitê de ética em pesquisa com seres humanos: o Que é preciso saber para aprovar um projeto de pesquisa. Mossoró: EDUERN, 2018 SILVA, A. S. Plágio em trabalhos acadêmicos: reflexões sobre alternativas de caminhos de ordem administrativa e jurídicas. In: XAVIER, A. C. Et al. Hipertexto e cibercultura : links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. Disponível em http://150.162.138.7/documents/download/5505;jsessionid=1434B45C324D73727AA198B0C 60FAC65 Acesso em 19 mar. 2019 SILVEIRA, S A da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2005. TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. XAVIER, A. C. A era do hipertexto: linguagem & tecnologia. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.21