Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.28)
Código: PPGARC0015
Nome: POÉTICAS E ABORDAGENS DO CORPO NA CONTEMPORANEIDADE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo das poéticas, questões e abordagens relativas ao corpo na contemporaneidade e suas inter-relações com as Artes Cênicas. O corpo atuante na investigação cênica; procedimentos criativos e práticas discursivas do corpo na contemporaneidade.
Referências: Referência Obrigatória: AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007. BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola Berenstein (orgs.). Corpocidade: gestos urbanos. Salvador: EDUFBA, 2017. FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. In: Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 10 - n. 3, 2010, p. 321-326. FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. FERRACINI, Renato. Ensaios de Atuação. São Paulo: Perspectiva, 2013. GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Anna Blume, 2005. _____. O corpo em crise. Novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010. MACHADO, Lara Rodrigues. Danças no jogo da construção poética. Natal: Jovens Escribas, 2017. MARQUETTI, Flávia Regina; FUNARI, Pedro Paulo A. (ogs.). Sobre a pele: imagens e metamorfoses do corpo. São Paulo: Intermeios; Fapesp, Campinas: Unicamp, 2015. SANTANA, Ivani. Dança na Cultura Digital. Salvador: Edufba, 2006. SANTANA, Ivani. Corpo Aberto: Cunningham, Dança e Novas Tecnologias. São Paulo: Educ.2002. VIEIRA, Marcilio de Souza; HADERCHPEK, Robson Carlos. Corpo e processos de criação nas artes cênicas (orgs.). Natal, RN: EDUFRN, 2016. Referência Complementar: CORTINE, Jean-Jacques; CORBIN, Alain (orgs.). História do corpo: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. CYRULNICK, Boris. Do Sexto Sentido: o homem e o encantamento do mundo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 28 de novembro de 1947 – como criar para si um corpo sem órgãos. In: ___. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996a. v.3. GIL, José. Movimento Total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2009. _____. A Imagem-Nua a as Pequenas Percepções – Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio D´agua Editores, 2005. LARA, Larissa Michelle (org.) Dança: dilemas e desafios na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2013. ORTEGA, Francisco. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamoud, TIBÚRCIO, Larissa Kelly de Oliveira Marques. O corpo e o espaço no contexto das cenas artísticas: diálogos com a dança butô. In: RENGEL, Lenira; THRALL, Karin. Coleção o Corpo em Cena. Volume 1.

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