Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.28)
Código: PPGARC0013
Nome: ARTES CÊNICAS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Perspectivas teórico-metodológicas e/ou práticas que tenham como foco as Artes Cênicas nos seus processos de criação e suas relações com os saberes e práticas da educação em contextos formais e não formais de ensino. Estudo das relações entre corpo e experiência estética.
Referências: Referência obrigatória ANDRÉ, Carminda M. O teatro pós-dramático na escola. São Paulo: Ed. UNESP, 2011. CIOTTI, Naira. O professor-performer. Natal: EDUFRN, 2014. DEWEY, J. A Arte como Experiência. São Paulo: Martins Editora, 2010. LABAN, R. Dança Moderna Educativa. São Paulo: Ícone, 1990. LARROSA BONDÍA, Jorge. Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte. Autêntica, 2010. PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Editora da UFRN, 2018 (EDIÇÃO DIGITAL). RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte. Autêntica, 2010. TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro: práticas contemporâneas em sala de aula. Campinas: Papirus, 2013. Referência complementar: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. – São Paulo: Cortez, 2005. CORTINE, Jean-Jacques; CORBIN, Alain (orgs.). História do corpo: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. GARCIA, Regina Leite (org). O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. GONÇALVES, Thaís; BRIONES, Héctor; PARRA, Denise; VIEIRA, Carolina. Docência-artista do artista-docente. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2012. FERRAZ, Maria Helena Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Arte na Educação Escolar. 4a. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.21