Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.28)
Código: PPGARC0011
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES CÊNICAS I
Carga Horária Teórica: 20 h.
Carga Horária Prática: 25 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Reflexão sobre as implicações acerca da construção de conhecimento a partir dos processos criativos em Artes Cênicas. Discussão dos princípios epistêmicos e seus modos de atualização na produção dos professores-pesquisadores do Programa.
Referências: Referências obrigatórias CARREIRA, André; CABRAL, Biage; FARIAS, Sérgio Coelho; RAMOS, Luiz Fernando (orgs). Metodologia de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins. 2005. RAMOS, Luiz Fernando (org.) Arte e ciência: abismos de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012. SALLES, Cecília Almeida. Redes da Criação. Construção da Obra de Arte. Vinhedo: Horizonte, 2015 TELLES, Narciso. Pesquisa em Artes Cênicas. Textos e Temas. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012. Referência Complementar BIÃO, Armindo e GREINER, Christine (Orgs). Etnocenologia : textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999. FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da Arte do Movimento à Abordagem Somático-Performativa.Salvador: EDUFBA, 2018 ICLE, Gilberto. (editor). Dossiê Pina Bausch. Rev. Bras. Estud. Presença. Porto Alegre, v. 8, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/presenca> MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994. PASSOS, E.; et al. (Orgs.) Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2006. THORTON, Sarah. O que é um artista? Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

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