Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA (12.85)
Código: POP3005
Nome: METODOLOGIA E SEMINÁRIO DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O campo científico da demografia. Epistemologia do conhecimento científico e da demografia. A lógica na produção do conhecimento científico. Conceitos básicos utilizados na formulação da pergunta de partida. A construção da problemática. Regras na elaboração de trabalhos científicos. Normalização de trabalhos acadêmicos. Produção de textos. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa e preparação do texto inicial da pesquisa de dissertação.
Referências: CALDWEL, J.C. Demography and social science. Population Studies, v.50, n.3, nov., 1996, p. 305-333. CANALES, A.I. Retos teóricos de la demografía en la sociedade contemporánea. Papeles de Población. Toluca, Mexico: UAEMEX. N. 40, 2004, p.47-69. COLEMAN, D. Demography in an intellectual context: a subject in search of a home. In: PAVLÍC, Z. (ed). Position of demography among other disciplines.Praga: KD Sluby, 2000, p. 27-35 DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983. ESCOBEDO, J.R. El dato en la investigación demográfica: una visión epistemológica. Papeles de Población. Toluca, Mexico: UAEMEX. N. 54, 2007, p. 9-21. ESCOBEDO, J.R. La lógica en la investigación y el desarrollo del conocimiento demográfico. Papeles de Población. Toluca, Mexico: UAEMEX. N. 40, 2004, p. 31-46. GREENHALGH, S. Methods and meanings: reflections on disciplinary difference. Population and Development Review.V.23, n.4, 1997, p. 819-824. HAUSER, Philip M., DUNCAN, Otis D., 1960. The study of population: na inventory and appaisal. Chicago, University of Chicago Press, 1960. KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1997. NAM, Charles B. The Progress of demography as a scientific discipline.Demography, v. 16, n. 4, 1979, p. 485-492. OJIMA, R.. Demografia e ciência: reflexões epistemológicas sobre a ciência das populações. NOVEDADES EN POBLACIÓN, v. 13, p. 1-9, 2017. Preston, S. H. The Contours of Demography: Estimates and Projections. Demography, Vol. 30, No. 4 (Nov., 1993), pp. 593-606. Sawyer, D.O.; Fernandes, D.M. O ensino da demografia e a formação de demógrafos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População. ABEP: São Paulo. v.22, n.2, p. 277-289. 2005. TABUTIN, D. Whither demography?Strenghts and weaknesses of the discipline over fifty years of change.Population (English). V. 62, n.1, 2007, p. 15-31. Wunsch, G. Why demographers need theory? European Population Conference.Milano, 4-8 settembre 1995.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.12.21