Ementa/Descrição: |
Propõe-se a criação de uma disciplina interdisciplinar combinando avanços modernos da física e a neurociência na compreensão dos processos envolvidos na produção vocal. A disciplina centrará no estudo da voz humana, fazendo paralelos com os processos de fonação de outros vertebrados. A disciplina incluirá explicitamente conteúdos aplicados ao desenvolvimento de tecnologia biomédica. A disciplina NeuroFon revisa, em aulas teórico-práticas, avanços modernos na física, biologia e neurociências na compreensão dos processos envolvidos na produção vocal e está dirigida a estudantes de graduação e pós-graduação em física, biologia, fonoaudiologia, engenharia biomédica, neurociência e áreas relacionadas.
A disciplina está organizada em 10 aulas de 3 horas. A primeira parte (6 aulas) está dedicada ao modelado do sistema vocal. O objetivo desta primeira parte é revisar com os alunos as bases físicas e dinâmicas da produção vocal e fornecer a eles os fundamentos de programação suficientes para eles implementarem um sistema vocal virtual capaz de sintetizar voz humana e canto de pássaros.
A segunda parte (4 aulas) está dedicada à aplicação de modelos vocais a uma diversidade de campos como biometria, biolinguística e controle neural da fonação. O objetivo desta parte é introduzir os alunos a problemas de avançada na biologia e neurociências que podem ser explorados com modelos vocais. Na última aula os estudantes apresentaram projetos individuais desenvolvidos durante a disciplina.
|
Referências: |
1. Laje, R., Mindlin, G. B. & Laje, R. The Physics of Birdsong. (Springer, 2005). doi:10.1007/3-540-28249-1
2. Boersma, P. & Weenink, D. Praat: doing phonetics by computer. (2013).
3. Casey, R. M. & Gaunt, A. S. Theoretical models of the avian syrinx. J. Theor. Biol. 116, 4564 (1985).
4. Titze, I. R. Principles of voice production. (Prentice Hall, 1994).
5. Assaneo, M. F. & Trevisan, M. A. Revisiting the two-mass model of the vocal folds. Pap. Phys. 5, 17 (2013).
6. Laje, R. & Mindlin, G. B. Modeling source-source and source-filter acoustic interaction in birdsong. Phys. Rev. E 72, 36218 (2005).
7. Strogatz, S. H. Nonlinear dynamics and chaos: with applications to physics, biology, chemistry, and engineering (studies in nonlinearity). (Westview Press, 2001).
8. Press, W. H. Numerical recipes 3rd edition: The art of scientific computing. (Cambridge university press, 2007).
9. Ishizaka, K. Synthesis of Voiced Sounds from a Two-Mass Model of the Vocal. Cords. Bell Syst. Tech. J. (1972).
10. Landau, L. D. & Lifshitz, E. M. Fluid Mechanics. (Pergamon Press, 1966).
11. Trevisan, M., Eguia, M. & Mindlin, G. Nonlinear aspects of analysis and synthesis of speech time series data. Phys. Rev. E 63, 16 (2001).
12. López, S. et al. Vocal caricatures reveal signatures of speaker identity. Sci. Rep. 3, 3407 (2013).
13. Assaneo, M. F. et al. Exploring the anatomical encoding of voice with a mathematical model of the vocal system. Neuroimage 141, 3139 (2016).
14. Assaneo, M. F., Trevisan, M. A. & Mindlin, G. B. Discrete motor coordinates for vowel production. PLoS One 8, e80373 (2013).
15. Assaneo, M. F., Ramirez Butavand, D., Trevisan, M. A. & Mindlin, G. B. Discrete anatomical coordinates for speech production and synthesis. (2017).
16. Assaneo, M. F., Nichols, J. I. & Trevisan, M. A. The Anatomy of Onomatopoeia. PLoS One 6, e28317 (2011).
17. Taitz, A. et al. The audiovisual structure of onomatopoeiae: an intrusion of real-world physics in lexical creation. PLoS One 13, 116 (2018).
|