Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: CCS - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA (15.14)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA/DFST/CCS
Código: FST2088
Nome: SÍNDROME DA FRAGILIDADE, INCONTINÊNCIAS E REABILITAÇÃO COGNITIVA
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 36 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: LINHA DE CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA. EMENTA: A disciplina objetiva abordar diferentes possibilidades de intervenção preventiva no enfoque multiprofissional e discutir políticas de prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento. Além de discutir a intervenção terapêutica nos quadros clínicos mais comuns do processo de envelhecimento. Abordar a importância da intervenção multidimensional e interdisciplinar e tratar sobre o papel dos profissionais na equipe gerontológica, bem como especificar as diferentes modalidades e recursos terapêuticos utilizados nos diferentes níveis de atenção a saúde do idoso, da prevenção e promoção de saúde a institucionalização. TEMAS ESPECIAIS EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA. EMENTA: Trata de questões clínicas envolvidas no envelhecimento normal e no acompanhamento dos problemas de saúde, cuja principal repercussão é a perda da capacidade funcional, autonomia e qualidade de vida. Serão abordados temas como: Síndrome da fragilidade e Incontinências. AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO GERONTOLÓGICA – TERAPIA OCUPACIONAL E FISIOTERAPIA. EMENTA: Apontar os conceitos e princípios em Reabilitação Gerontológica, como os fatores que influenciam o processo e o resultado da reabilitação; A Terapia ocupacional mostra uma abordagem específica com o objetivo de restaurar, manter e/ou melhorar funções, tornando o idoso o mais ativo e independente possível, preservando sua autonomia. Mostra também a abordagem da avaliação neuropsicológica e a reabilitação cognitiva. Fisioterapia: a disciplina mostra a atuação fisioterapêutica nas doenças estudadas. Tem por meta a construção sistemática de conhecimentos voltados à prática clínica em todos os níveis de atenção à saúde do idoso. Para tanto, utilizar-se-á de construções teóricas a respeito da fisiologia do envelhecimento, inserida no contexto de curso de vida e de seu significado funcional; tomadas de decisões clínicas generalistas e um contexto psicossocial e ambiental de onde as incapacidades e desvantagens podem imergir.

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