Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA (16.21)
Código: PPGA0133
Nome: MÉTODOS QUALITATIVOS II
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Revisão dos fundamentos teóricos e bases epistemológicas da pesquisa qualitativa. Preparação dos dados, codificação e categorização temáticas. Análise de entrevistas e narrativas. Análise comparativa, generalização e triangulação. Qualidade analítica e ética. Questões práticas da escrita de relatórios de pesquisa qualitativa. • Uso de ferramentas automatizadas em atividades analíticas
Referências: CHARMAN, Kathy. A Construção da Teoria Fundamentada: Guia Prático para Análise Qualitativa, Porto Alegre: Artmed, 2009. GIBBS, Graham. Análise de Dados Qualitativos. Coleção Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 5.2 Bibliografia Complementar BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. BAUER, Martin W.; GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Tradução Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisa: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. São Paulo: HUCTEC-ABRAS, 1994. HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. ICHIKAWA, Elisa Yoshie; SANTOS, Lucy Woellner dos. Apresentando a Grounded Theory: uma nova proposta de abordagem qualitativa na pesquisa organizacional. Anais do XXV Encontro da ANPAD, Campinas, 2001. URL: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2001/EPA/EPA1137.pdf LAVILLE, Christian, DIONNE, Jean. Ciência em construção. Rio de Janeiro: Bertrand/Brasil, 2000. TEIXEIRA, Alex Nich, BECKER, Fernando. Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistema CAQDAS. Sociologias. Porto Alegre, ano 3, n. 5, jan/jun, 2001. TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: FGV, 2005. YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

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