Ementa/Descrição: |
Diretrizes Curriculares Nacionais e ensino superior no Brasil. Regulamentação e docência assistida na UFRN: formação pedagógica e estágio docente. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Procedimentos didáticos e avaliação na docência no ensino superior. Perfil do professor universitário: articulação entre ensino, pesquisa, extensão e internacionalização na ciência e tecnologia. Organização didática da docência assistida: elaboração de plano de ação, relatório de atuação, tecnologias da informação e do conhecimento aplicadas à docência e recursos pedagógicos.
|
Referências: |
ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006. BEHRENS, M. A. Docência Universitária na sociedade do conhecimento. Coleção educação, teoria e prática, Vol. 3. Curitiba: Champagnat, 2003. BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/1996. Brasília: 1996. Disponível em: . Acesso em 06 fev. 2014. BRASIL. MEC LEGIS. Brasília: 2013. Disponível em: . CANDAU, V. M. A didática hoje: uma agenda de trabalho. In: _________. Didática, Currículo e Saberes Escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 149-160. MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. |