Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOINFORMÁTICA - IMD (11.00.05.02.03.05)
Código: BIF0045
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos: planejamento, metodologias e avaliação. Educação Inclusiva no contexto da UFRN. Finalidades e características do estágio supervisionado na pós-graduação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula universitária. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de Atuação.
Referências: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate Alvez (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estretégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/1996. Brasília: 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/394.htm. Acesso em fev. 2014. BRASIL. MEC LEGIS. Brasília: 2013. Disponível em:<meclegis.mec.gov.br> BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estretégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2001. GODOY, Arilda Schmit. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, Daniel A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997. MASETO, Marcos T. (Org.) Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008. MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividades docente. São Paulo: Cortez, 2008. SVINIKI, Marília; MCKEACHIE, Wilbert. (Orgs.). Dicas de ensino: estratégias, pesquisa, teoria para professores universitários. São Paulo: Cengage Learning, 2013. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Técnicas de ensino: porque não? Campinas: Papirus, 2005. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZABALSA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

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