Ementa/Descrição: |
Estudo dos conhecimentos linguísticos necessários aos professores considerando o sistema alfabético, a consciência fonológica e a forma ortográfica da escrita. Os métodos de alfabetização, o processamento da leitura e as rotas de leitura nas escolhas pedagógico-didáticas.. A variância da visão humana e a invariância das letras. As particularidades da pontuação, o ritmo, a entonação e a utilização das estratégias de leitura. A intervenção sobre o erro de acordo com estratégias específicas de escrita e reescrita com a proposição de protocolos verbais de reflexão sobre a escrita, cloze; lacunamento; desmontagem, montagem e remontagem de palavras, presentes em textos contextualizados. O papel dos mapas conceituais na leitura e na escrita. Os fatores essenciais para o desenvolvimento da consciência lexical e o enriquecimento do capital lexical na infância. O significado e a estrutura das palavras na seleção de atividades com textos. O desenvolvimento grafofonológico, morfossintático, semântico, pragmático e discursivo e a proposição de jogos, atividades e projetos interdisciplinares lúdicos e integrados na alfabetização: Kits do L + N associados aos conceitos desenvolvidos no componente curricular: transdisciplinaridade, diversidade e inclusão. |