Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA (17.19)
Código: PSICOB0021
Nome: SONO E PROCESSOS COGNITIVOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aspectos cronobiológicos, neurofisiológicos e fenomenológicos do sono; paradigmas neuropsicológicos do sono; sono e percepção; sono e atenção; sono e memória; sono e funções executivas; sono e visuoespacialidade; métodos de avaliação do padrão de sono e vigília e dos processos cognitivos. - Possibilitar a compreensão cronobiológica, neurofisiológica e fenomenológica do sono; - Oportunizar o conhecimento sobre a relação entre sono e os processos cognitivos; - Compreender os desafios metodológicos da avaliação entre o sono e os processos cognitivos.
Referências: 1) Alhola, P., & Polo-Kantolo, P. (2007). Sleep deprivation: impact on cognitive performance Neuropsychiatric Disease Treatment, 3(5), 553-67. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmc2656292/) 2) Almondes, K.M., Holanda Júnior, F.W.N., & Alves, N.T. (2015). Sleep deprivation and implications for recognition and perception of facial emotions. Sleep and Biological Rhythms, 14(1), 13-22. doi 10.1007/s41105-015-0029-3 3) Balkin, T.J. (2011) Performance Deficits during Sleep Loss: Effects of Time Awake,Time of Day, and Time on Task. In M.H. Kryger, T. Roth, & W. C. Dement, Principles and Practice of Sleep Medicine (pp. 738-744). United States of America: W.B.Saunders Company. 4) Borbély, A.A., Daan, S., Wirz-Justice, A., & Deboer, T. (2016). The two-process model of sleep regulation: a reappraisal. Journal of Sleep Research, 14. doi: 10.1111/jsr.12371. 5) Carskadon, M.A., & Dement, W.C. (2011) Normal Human Sleep: an Overview. In M.H. Kryger, T. Roth, & W. C. Dement, Principles and Practice of Sleep Medicine (pp. 16-26). United States of America: W.B.Saunders Company. 6) Dennis McGinty, D., & Szymusiak, R. (2011) Neural Control of Sleep in Mammals. In M.H. Kryger, T. Roth, & W. C. Dement, Principles and Practice of Sleep Medicine (pp. 76-91). United States of America: W.B.Saunders Company. 7) Dorrian, J., Rogers, N.L., & Dinges,D.F. (2005). Psychomotor vigilance performance: neurocognitive assay sensitive to sleep loss (pp: 39-70). New York: Marcel Dekker 1) Durmer, J., & Dinges, D.F. (2005). Neurocognitive consequences of sleep deprivation. Sleep in Neurological Practice, 25 (1), 117-129 8) Goel, N, Van Dogen, H.P.A., & Dinges, D.F. (2011). Circadian Rhythms in sleepiness, alertness and performance In M.H. Kryger, T. Roth, & W. C. Dement, Principles and Practice of Sleep Medicine (pp. 445-455). United States of America: W.B.Saunders Company. 9) Killgore, W.D. (2010). Effects of sleep deprivation on cognition. Progress in Brain Research, 185, 105-129. 10) Lim, J., & Dinges, D.F. (2008). Sleep Deprivation and Vigilant Attention. Annals of the New York Academy of Sciences, 1129, 305-22. doi: 10.1196/annals.1417.002. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18591490 11) McCoy, J.G., & Strecker, R.E. (2011). The cognitive cost of sleep lost. Neurobiology of learning and memory, 96(4), 564-82. doi: 10.1016/j.nlm.2011.07.004. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1074742711001468 12) Ramírez, C., Talamantes, J., García, A., Morales, M., Valdez, P., & Menna-Barreto, L. (2006). Circadian rhythms in phonological and visuospatial storage components of working memory. Biological Rhythm Research, 37(5), 433 – 441 13) Soares, C.S., & Almondes, K.M. (2012). Sono e Cognição: implicações da privação de sono para a percepção visual e visuoespacial. Psico, 43(1), 85-92. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/11102/7622 14) Valdez, P., Ramírez, C., & García, A. (2014). Circadian Rhythms in Cognitive Processes: Implications for School Learning. Mind, Brain, and Education, 8(4), 161-168 15) Valdez,P., Ramírez,C., García,A., Talamantes,J., & Cortez, J. (2010). Circadian and homeostatic variation in sustained attention. Chronobiology International, 27(2), 393–416. 16) Walker, M.P., & Stickgold, R. (2006). Sleep, Memory and Plasticity. Annual Review of Psychology, 57, 139-66. http://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.psych.56.091103.070307 17) Wright Jr, K.P., & Gooley, J.J. (2009). Chronobiology Mechanisms and Circadian Sleep Disorders. In F. Amlaner. Basics of Sleep Guide (pp. 223-234). Sleep Research Society

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.21