Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: FST6008
Nome: AVALIAÇÃO DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO DE REVISÕES SISTEMÁTICAS EM SAÚDE I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina tem como propósito enfatizar a importância da uma adequada verificação da qualidade dos estudos que compõem o corpo da evidência científica disponível e fornecer os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de um protocolo de revisão sistemática. - Para atender aos propósitos da disciplina, abaixo seguem, em síntese, os princípios que serão desenvolvidos no decorrer da mesma bem como seu cronograma das atividades detalhadas para serem desenvolvidas em 15 encontros previamente propostos: 1) Os discentes serão orientados através do processo de análise, ponderação, comparação e compreensão de metodologias apropriadas. Serão utilizadas ainda, estratégias rigorosas no processo de desenvolvimento e análise crítica de revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em saúde. Os métodos de integração das várias formas de evidência em fisioterapia, que serão especificamente abordadas, incluirão revisões sistemáticas em avaliação e intervenção em fisioterapia e diretrizes de prática clínica em saúde. 2) A seleção e abordagem dos estudos incluídos no plano de curso desta disciplina ocorrerá de forma dinâmica semestralmente. Estes serão definidos de acordo com os projetos de pesquisa dos alunos matriculados na disciplina, a fim de ampliar sua capacidade crítica na seleção, avaliação e utilização de evidência científica de alta qualidade, bem como direcionar o protocolo de revisão sistemática que deverá ser desenvolvido e apresentado por cada aluno ao término da disciplina. 3) A participação do aluno nesta disciplina facilitará ainda, o posterior desenvolvimento de revisões sistemáticas recomendadas pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como uma publicação adicional às teses de doutorado. PRÉ-REQUISITOS: 1) Ter cursado a disciplina metodologia da pesquisa científica 2) Ter conhecimento habilidade de ler e escrever em língua inglesa
Referências: 1. Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.0 (updated July 2019). Cochrane, 2019. Available from www.training.cochrane.org/handbook. 2. Zorzela L, Loke YK, Ioannidis JPA, Golder S, Santaguida PL, Altman DG, et al. PRISMA Harms: improving harms reporting in systematic reviews. Bmj. 2016;352–7. 3. Shea BJ, Reeves BC, Wells G, Thuku M, Hamel C, Moran J, Moher D, Tugwell P,Welch V, Kristjansson E, Henry DA. AMSTAR 2: a critical appraisal tool for systematic reviews that include randomised or non-randomised studies of healthcare interventions, or both. BMJ. 2017 Sep 21;358:j4008 4. Shamseer L, Moher D, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, Shekelle P, Stewart LA, the PRISMA-P Group. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ 2015.349:g7647. doi: 10.1136/bmj.g7647 5. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Epidemiol. Serv. Saúde, 335 Brasília, 24(2): abr-jun 2015. Disponível em: www.prisma-statement.org. 6. Moher D, Shamseer L, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, Shekelle P, Stewart LA. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Syst Rev. 2015;4(1):1. doi: 10.1186/2046-4053-4-1.

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