Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL (13.90)
Código: PPGEH0022
Nome: A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA E A FORMAÇÃO HISTÓRICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Bases da noção de formação histórica, na relação com a identidade e memória. Teorias do ensino-aprendizagem e a Didática da História. Ensinar e aprender História: saberes, competências e habilidades. Saber histórico e saber histórico escolar. Representações sociais, memória, conhecimentos prévios e consciência histórica. O aprendizado dos conceitos de tempo, espaço e cultura. A formação identitária da criança e do jovem: aspectos éticos e políticos. Aprendizagem significativa em diferentes perspectivas.
Referências: AUSUBEL, D.P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução do original The acquisition and retention of knowledge (2000). BARCA, Isabel. O pensamento Histórico dos jovens. Braga, Universidade do Minho, 2000. ______. Investigar em educação histórica: da epistemologia às implicações para as práti- cas de ensino. Revista Portuguesa de História, tomo XXXIX. Coimbra, p. 53-66, 2007. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. BOOTH, Martim. Skills, concepts, and atitudes. The developmental of adolescente children’s historical thinking. History and Theory, vol. XXII, n.4, 1983. CADERNO CEDES. Educar para compreensão do tempo. São Paulo, n. 82 (set/dez 2010) V. 30. BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean-Claude (1992). A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves. CAIMI, F. E. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 11, p. 27-42, 2006. CHARLOT, Bernard. A Escola e o Trabalho dos Alunos. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, São Paulo, n. 10, p. 89-96, 2009. COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, Passo Fundo, p. 358-379, jul./dez. 2014. COOPER, H. Concepts, modeles, raisonnements. In: AUDIGIER, F. (Ed.). Actes du huitieme colloque sur les didactiques d’histoire, de la geographie, de l’education civique et des sciences economiques socials. Paris: Institute Nationale des Recherches Pedagogiques, 1998. DILTHEY, W. 2010. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo, Editora da UNESP, 2010. FELGUEIRAS, Margarida Louro. Pensar a História, repensar seu ensino. Porto, Porto Editora, 1994. FONSECA, Selva Guimarães. A História na Educação Básica: conteúdos, abordagens e metodologias”. In: Anais do Seminário Nacional: Currículo em movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São paulo: Editora Paz e Terra, 1996. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.
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