Ementa/Descrição: |
Objetivo da disciplina:
Incentivar a produção textual dos pós-graduandos permitindo-lhes desenvolver competências para a escrita acadêmica a partir vivências de análise, crítica e reelaboração de textos.
Ementa: Redação acadêmica, Elementos e qualidade da escrita acadêmica. Equívocos frequentes na escrita acadêmica. Objetividade, impessoalidade, estilo, clareza e concisão. O que é elegância na escrita acadêmica? |
Referências: |
BECKER, Howard. Truques da escrita : para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. 256 p.
Cinco dicas práticas para a produção acadêmica. Disponível em: <http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=661> Acesso em 06 de setembro de 2006
PERROTA, Claudia. Um texto para chamar de seu: preliminares sobre a produção do texto acadêmico. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MOTTA ROTH, Désirée (O OR RG G.) Redação Acadêmica: princípios básicos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Imprensa Universitária, 2001.
HOFFNAGEL L, Judith Chambliss & D DI IO ON NÍ ÍS SI IO O, Ângela Paiva. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e produção textual. Petrópolis: Vozes, 2010.
KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; PAVANI, C. F. Prática 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2009. |