Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE (11.69.00.32)
Código: MPPSE0010
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE I
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudos sobre a educação profissional como política de educação e do trabalho; legislação e regulamentação da educação profissional no Brasil; desafios governamentais e da sociedade civil na oferta e qualidade da educação profissional; currículo integrado na educação profissional em saúde.
Referências: CHAUÍ, Marilena. Uma nova classe trabalhadora. In: SADER, Emir (org.). 10 anos de governos pos-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. Sao Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013. CHINELLI, F. VIEIRA & DELUIZ. Conceito de qualificação e a formação para o trabalho em Saúde. In: MOROSINI et alli (org.). Trabalhadores técnicos da saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2013. CUNHA, Luiz Antônio. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o estado e o mercado. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 809-829, out. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a0928100.pdf DELUIZ, Neise; VELOSO, Bianca. Políticas de educação profissional e enfrentamento da desigualdade: O ProJovem Trabalhador em foco. IN: MORAES, Lélia Cristina Silveira et al. (Orgs.) ProJovem: Escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído? Curitiba: Champagnat, 2012. KUENZER, Acácia. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1153-1178, out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2428100.pdf MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. 312p. PEREIRA, Isabel B.; RAMOS, Marise N. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2013.

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