Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE (11.69.00.32)
Código: MPPSE0004
Nome: METODOLOGIAS DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudos sobre a produção do conhecimento científico e a elaboração de projetos de pesquisa em saúde a partir da reflexão acerca das estratégias de investigação, desenho do estudo e abordagens de pesquisas qualitativas e quantitativas, assim como, dos aspectos éticos em pesquisa envolvendo seres humanos.
Referências: ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e a suas regras. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Portugal: Edições 70, 2004. BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4 ed. São Paulo: Hucitec, 1999. DENZIN, NORMAN. K.; LINCOLN, YVONNA. S. (Org.). O Planejamento da Pesquisa Qualitativa – teorias e abordagens. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo, SP: Editora Atlas, 2009. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisa: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 1999. HAGUETTE, Teresa M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987. HORTALE, Virginia; NOREIRA, Carlos O.F.; BODSTEIN, Regina C.; RAMOS, Célia L. Pesquisa em Saúde Coletiva: fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2010. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000. MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed.São Pauloo: Hucitec-Abrasco, 2008. MINAYO, Maria Cecília de S; DESLANDES, Suely F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. PONTES, Carlos Antonio Alves, MENEZES FILHO, Abel; COSTA, André Monteiro. O processo criativo e a tessitura de projetos acadêmicos de pesquisa. Interface. v.9, n.17, p.439-450, 2005. POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULX, Lionel-H; LAPERRIÈRE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro P. A Pesquisa Qualitativa – enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópoles, RJ: Vozes, 2008. REY, Luís. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1993. RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. ROBERTS, Royston M. Descobertas acidentais em ciências. Campinas (SP): Papirus, 1993. SALOMON, Délcio V. A maravilhosa incerteza: pensar, pesquisar e criar. São Paulo: Martins Fontes, 2000. TOBAR, Federico; YALOUR, Margot R. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.

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