Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE6208
Nome: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS III
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo das abordagens metodológicas que subsidiam a utilizaçãoda perspectiva teórica dialética na pesquisa em educação e suas mediações com o objeto de estudo delineado. Análise dos encaminhamentos metodológicos incorporados na produção do trabalho acadêmico dos discentes.
Referências: ANTUNES, Caio. A Educação em Mészáros: Trabalho, alienação e Emancipação. Campinas,SP: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação Contemporânea). CUNHA, Célio; SOUSA, José Vieira; SILVA, Maria Abádia da (Org.). O Método Dialético na Pesquisa em Educação. Campinas,SP: Autores Associados; Brasília,DF: Faculdade de Educação da UnB, 2014. (Coleção Políticas Públicas de Educação). FERNANDES, Florestan (Org.). MARX & ENGELS: História. Tradução de Florestan Fernandes, Viktor Von Ehrenreich e Flávio René Kothe. 3. ed. 3. Impre, São Paulo: Editora Ática, 2003 (Coleção Grandes Cientistas Sociais). FREDERICO, Celso. O Jovem Marx: (1843-44: as origens da ontologia do ser social.São Paulo: Cortez, 1995. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. 2. ed.Petrópolis,RJ: Vozes, 2001. LOMBARDI, José Claudinei. Educação e Ensino: na obra de Marx e Engels. Campinas,SP: Editora Alínea, 2001. LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Org.). Marxismo e Educação: debates Contemporâneos. Campinas,SP: Autores Associados/HISTEDBR, 2005. LOWY, Michael. Método Dialético e Teoria Política. Tradução de Reginaldo Di Piero. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. MARX, Karl. O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte. Tradução de Silvio Donizete Chagas. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2003. PARO, Vitor Henrique (Org.). A Teoria do Valor em Marx e a Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.21