Referências: |
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas/SP: Papirus, 2001.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. O marxismo e a pesquisa qualitativa como referências para investigação sobre educação profissional. Disponível em: <www.ufpa.br/ce/gepte>. Acesso em: 30 maio. 2015.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Lisboa: 1994.
ESTEBAN, Maria M. PasSandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Mc Graw Hill/Artmed/AMGH, 2010.
FAZENDA, Ivoni (Org.). A Pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. ed. SP: Papirus, 1995.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa em educação. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da Pesquisa educacional. São Paulo, Cortez, 2008.
GAMBOA, Silvio A. S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da Pesquisa educacional. São Paulo, Cortez, 2008.
GAMBOA, Silvio A. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Práxis, 1998.
HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa social. Projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A pesquisa Ação participante: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu; Fundibio, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
NORONHA, Olinda Maria. Pesquisa participante: repondo questões teórico-metodológicas. FAZENDA, Ivoni (Org.). Metodologia da Pesquisa educacional. São Paulo, Cortez, 2008.
OLIVEIRA, Paulo Sales. (Org.). Metodologia das ciências humanas. São Paulo; HUCITEC/UNESP, 1998.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências Sociais: trajectos. Lisboa: Gradiva, 2008.
SANTOS, Antonio Raimundo de. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SZYMANSKI, HELOISA (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília,DF: Liber Livro, 2008. |