Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE6202
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO: PENSAR E ORGANIZAR O CONHECIMENTO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Pesquisa em educação: prática racional e método que orienta o pensar/refletir sobre a realidade. Reconstrução do conhecimento fundada na disciplina intelectual, na ética, na criatividade e como uma atividade prazerosa. Pressupostos epistemológicos, filosóficos, sociológicos da pesquisa em educação. Os métodos em pesquisa de educação.
Referências: ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas/SP: Papirus, 2001. ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. O marxismo e a pesquisa qualitativa como referências para investigação sobre educação profissional. Disponível em: <www.ufpa.br/ce/gepte>. Acesso em: 30 maio. 2015. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Lisboa: 1994. ESTEBAN, Maria M. PasSandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Mc Graw Hill/Artmed/AMGH, 2010. FAZENDA, Ivoni (Org.). A Pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. ed. SP: Papirus, 1995. FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa em educação. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da Pesquisa educacional. São Paulo, Cortez, 2008. GAMBOA, Silvio A. S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da Pesquisa educacional. São Paulo, Cortez, 2008. GAMBOA, Silvio A. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Práxis, 1998. HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa social. Projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A pesquisa Ação participante: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu; Fundibio, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. NORONHA, Olinda Maria. Pesquisa participante: repondo questões teórico-metodológicas. FAZENDA, Ivoni (Org.). Metodologia da Pesquisa educacional. São Paulo, Cortez, 2008. OLIVEIRA, Paulo Sales. (Org.). Metodologia das ciências humanas. São Paulo; HUCITEC/UNESP, 1998. QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências Sociais: trajectos. Lisboa: Gradiva, 2008. SANTOS, Antonio Raimundo de. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. SZYMANSKI, HELOISA (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília,DF: Liber Livro, 2008.

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