Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE6102
Nome: MARCOS REGULATÓRIOS E INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NA AMÉRICA LATINA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise das políticas educacionais para América Latina, com foco nos marcos regulatórios e nas principais iniciativas governamentais para a região. Estudos das especificidades das reformas e dos programas educacionais em curso no Brasil nas últimas décadas.
Referências: ABRÚCIO, Luiz Fernando. Os avanços e os dilemas do modelo Pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da referência internacional recente. IN: BRESSER PEREIRA, Luis Carlos; SPINK, Peter (Org.). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro. Fundação Getúlio Vargas, 2003. BARROSO, João. A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa (PT): EDUCA, 2006. BORON, Atílio A. Estado, capitalismo y democracia en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2004. CABRAL NETO, Antônio. Mudanças contextuais e as novas regulações: repercussões no campo da política educacional. Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 7-40, 2012, jan./abr. CABRAL NETO, Antônio. CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação. Lisboa (PT), p. 69-96. n. 21. v.21, abril/jun., 2012. ______. Educação superior no Brasil: os contraditórios caminhos da expansão pós-LDB. In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB/1996 contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014. CABRAL NETO, Antônio; OLIVEIRA, Dalila Andrade; FRAGA, Lívia (Org.). O trabalho docente: desafios no cotidiano da educação básica. São Paulo: Mercado de Letras, 2013. CLACSO. Las reformas educativas em los países del Cono Sur: un balance crítico. Buenos Aires, 2005. GAJARDO, Marcela; PURYEAR, Jeffrey M. R. Formas y Reformas de La Educaciónen América Latina. Santiago: LOM Ediciones, 2003. Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América a y el Caribe. FELDFEBER, Myriam; OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Políticas educativas y trabajo docente: nuevas regulaciones? nuevos sujeitos? Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas, 2012. KRAWCZYK, Nora; CAMPOS, Maria Malta; HADDAD, Sérgio (Org.). O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI: reformas em debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. OFF, Claus. A “ingovernabilidade”: sobre o renascimento das teorias conservadoras da crise. In: OFF, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1984. p. 236- 261. OLIVEIRA, Dalila Andrade; FRAGA, Lívia (Org.). Trabalho docente na educação básica em sete estados da federação. Belo Horizonte: Fino Trato, 2012. PEREIRA-BRESSER, Luiz Carlos; GRAU, NuriaCunill. Responsabilização na Administração Pública. São Paulo. CLAD, 2006. SILVA, Maria Abádia da; CUNHA, Célio da (Org.). Educação Básica: políticas, avanços e pendências. São Paulo: Autores Associados, 2014.

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