Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE1201
Nome: ARTE, CORPO E DEFICIÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagens em torno da relação arte, corpo e deficiência. A arte, seus ensinos e os enfoques clínico-assistencialista e social da deficiência. Estigma e deformidade. Práticas artísticas e corporais e inclusão.
Referências: ALVES, Jefferson Fernandes. A audiodescrição no contexto escolar: a imagem sendo revelada pela palavra. In: VARELA, Maria da Conceição Bezerra Varela [et al.] (Org.). Educação inclusiva e formação continuada de professores: diálogos entre teoria e prática. Natal: EDUFRN, 2012. v. 2. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rabelais. S. Paulo? Hucitec; Brasília: Editora da UnB, 2008. COURTINE, Jean- Jacques.O corpo anormal: história e antropologia culturais da deformidade. In: CORBIN, Allain, COURTINE, Jean- Jacques; VIGARELLO, Georges (Orgs) História do Corpo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008. GOFFMANN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fonres, 1999.

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