Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE1103
Nome: CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIMENSÕES TÉCNICAS E POLÍTICAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Desigualdades e escolarização, especificidades da pessoa com deficiência. Currículo e processos de educação inclusiva: dimensões políticas e técnicas. Adaptações, adequações, flexibilizações curriculares e outras perspectivas na escolarização do público-alvo da educação especial.
Referências: DUBET, François. O que é uma escola justa? São Paulo: Cortez Editora,2008. GLAT, R.(org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007 MAGALHÃES, Rita de Cássia B. P. Controle Social e Currículo Oculto na Caixa Preta: uma longa jornada noite adentro. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (Org.). Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidade em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. ___________. Currículo em educação especial: dimensões técnicas e políticas em discussão, In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (Org.) Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: Abpee, 2012. SACRISTÁN, Juan G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.21