Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL (15.68)
Código: PROEF020
Nome: ENSINO DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das atividades físicas de aventura. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas atividades físicas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
Referências: BETRÁN, J. O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha: as atividades físicas de aventura na natureza. In: MARINHO, A.; BRUHNS, H. T. (Org.) Turismo, Lazer e Natureza. Manole: São Paulo, 2003, p. 157-202. COSTA, V. L. M. Esportes de aventura e risco na montanha. São Paulo: Manole, 2000. DIAS, C.; ALVES JUNIOR, E. (Org.) Em busca da aventura: múltiplos olhares sobre o esporte, o lazer e a natureza. Niterói: EdUFF, 2009. INACIO, H. L. D.; SILVA, A. P. S.; PERETTI, E.; LIESENFELD, P. A. Bastidores das práticas de aventura na natureza: In: SILVA, A. M.; DAMIANI, I. R. (Org). Práticas corporais: experiências em educação física para outra formação humana. Florianópolis: Nauemblu, Ciência e Arte, 2005, p. 69-87. MARINHO, A.; UVINHA, R. R. (Org.). Lazer, Esporte, Turismo e Aventura: a natureza em foco. Campinas: Alínea, 2009. UVINHA, R. R. Esportes radicais nas aulas de Educação Física do ensino fundamental. In: MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física escolar: desafios e propostas. Jundiaí: Fontoura, 2004, p. 99-111.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.21