Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05)
Curso: MESTRADO EM NEUROCIÊNCIAS/PPGNEURO - NATAL
Código: NEU0054
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM GENÉTICA DO COMPORTAMENTO ANIMAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina tem por objetivo discutir os princípios básicos da influência do código genético na expressão e controle do comportamento. Em um primeiro momento será fornecida uma perspectivas histórica sobre a relação entre os genes e o comportamento, com a discussão de artigos e descobertas que marcaram o surgimento desta disciplina. Em um segundo momento serão apresentados e discutidos experimentos e descobertas atuais sobre a influência de genes no comportamento animal, incluindo explanação sobre detalhes técnicos e filosóficos desse campo de conhecimento.
Referências: ANHOLT, Robert R.H. and MACKAY, Trudy F. C. Principles of Behavioral Genetics. 1st edition, 2009 Jonathan Flint, Ralph J. Greenspan, Kenneth S. Kendler. How Genes Influence Behavior. 1st edition, 2010 Eric Kandel, Jesse Scwartz, Thomas Jessel,l Stevens Siegelbaum, and A.J. Hudspeth. Principles of Neural Sciences. 5th edition, 2013. Alberts e colaboradores. Molecular Biology of the Cell, 6th Edition - Garland Science Artigos Científicos Serão discutidos artigos científicos de cunho histórico e artigos recentes como por exemplo: Rothenbuhler WC (May 1964) "Behavior genetics of nest cleaning in honey bees. IV. Responses of F1 and backcross generations to disease-killed brood". Am. Zool. 4 (2): 111–123; DeFries et al (1974). "Response to 20 generations of selection for open-field activity in mice". Behavior 11 (4): 481–485; de Bono and Bargmann (1998) “Natural Variation in a Neuropeptide Y Receptor Homolog Modifies Social Behavior and Food Response in C. elegans” Cell, Vol. 94, 679–689; Demir and Dickson (2005) “fruitless Splicing Specifies Male Courtship Behavior in Drosophila” Cell, Vol. 121, 785–794; Galaburda et (2006) “From genes to behavior in developmental dyslexia” Nature Neuroscience 9, 1213 – 1217; Hoffman et al (2016) “Estrogens Suppress a Behavioral Phenotype in Zebrafish Mutants of the Autism Risk Gene, CNTNAP2” Neuron 89(4):725–733.

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