Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 12 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA (13.87)
Curso: DOUTORADO EM ESTUDOS DA MÍDIA/PPGEM - NATAL
Código: PPGEM0043
Nome: MÍDIA, CULTURA E SOCIEDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina enfoca os processos midiáticos, compreendidos como a articulação complexa entre dispositivos, lógicas, processos técnicos e linguagens em circulação, que são estruturantes e estruturados por processos sociais e culturais na contemporaneidade. Problematiza a cultura do consumo e os processos de midiatização da sociedade e das práticas culturais.
Referências: Bibliografia básica (até 10 livros) BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta a sua mídia. Dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006. BURKE, Peter. O Que é História Cultural? . São Paulo: Zahar Editor, 2005. CANCLINI, Néstor G. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2000. CARLON, Mario; FAUSTO NETO, Antonio. Las políticas de los internautas: nuevas formas de participación. 1.ed. Buenos Aires: La Crujía, 2012. CHAUÍ, Marilena. IANNI, Octavio, WEFFORT, Francisco et al. A Cultura do Povo. São Paulo: EDUC, 1982. CORTINA, A. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005. ESTEVES, João Pissarra (org.) Comunicação e Sociedade: os efeitos sociais dos meios de comunicação de massa. Lisboa: Livros Horizonte, 2002. GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização, 1995. MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo: neurose. Volume I. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1990. MUNIZ, Sodré. Claros e Escuros. Identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999. Bibliografia complementar (até 15 livros) BENJAMIN, W. ADORNO: T. E GOLDMANN, L. A Sociologia da Arte IV. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas: mutações juvenis nos corpos da metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. DARNTON, R. O beijo de Lamourette:mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. GALENO, Alex. CASTRO, Gustavo. COSTA, Josimey (Orgs.). Complexidade à flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 2003. GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997. LUHMANN, Niklas. A improbabilidade da comunicação. Lisboa: Vega-Passagens, 1992. MALINI, Fábio; ANTOUN, Henrique. @ Internet e #rua. Ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013. MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder [1979]. 11.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993.Rio de Janeiro: UFRJ, 1998. MORAES Denis de (Org). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2006. NOVAES, Adauto (Org.). O Silêncio dos Intelectuais. SP: Companhia das Letras, 2006 SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo, Loyola, 2002. TORET, Javier (Org.). Tecnopolítica: la potencia de las multitudes conectadas. El sistema red 15M, um nuevo paradigma de la política distribuida. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya, 2013. VAINER, Carlos et al. Cidades rebeldes. Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Rio de Janeiro: Boitempo Editorial, 2013. WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.21