Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEODINÂMICA E GEOFÍSICA (12.09)
Curso: MESTRADO EM GEODINÂMICA E GEOFÍSICA/PPGG/CCET - NATAL
Código: GGF3053
Nome: CURSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aprendizagem no contexto do ensino superior. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Elaboração de plano de estágio à docência e relatório de atividades.
Referências: Alonso, Luis. ¿Cuál es el nivel o dificultad de la enseñanza que se está exigiendo en la aplicación del nuevo sistema educativo? Educar 26, p. 53- 74, 2000. Andrade, C.Y., Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. Revista de Ensino Superior, Unicamp, p. 18-27, 2012. Catani, A.M.; Hey, A.P.; Gilioli, R.S.P. PROUNI: democratização do acesso às Instituições de Ensino Superior? Educar, 28, p. 125-140. Curitiba, 2006. Corrêa, Guilherme T.; Ribeiro, Victoria M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, abr./jun. 2013. Lima, P.G., Políticas de educação superior no Brasil na primeira metade da década do século XXI: alguns cenários e leituras. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 18, p. 85-105, 2013. Martins, Rejane; Jófili, Zélia. Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n1/04.pdf Pachane, Graziela G.; Pereira, Elisabete M. A. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación (online). Rothen, J.C.; Barreyro, G.B. Expansão da educação superior no Brasil e avaliação institucional: um estudo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na “Revista Avaliação”. Série Estudos Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB Campo Grande-MS, 30, p. 167-181, jul./dez. 2010.

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