Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 28 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEODINÂMICA E GEOFÍSICA (12.09)
Curso: MESTRADO EM GEODINÂMICA E GEOFÍSICA/PPGG/CCET - NATAL
Código: GGF3052
Nome: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM GEOCIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O processo de Escrita. Estratégias de pré-escrita. Projetos, hipóteses e dados previamente obtidos. Análise crítica de artigos científicos. Busca bibliográfica, plataformas de busca, índices bibliográficos. Convenções na escrita (frases e parágrafos). Objetividade e simplicidade na linguagem. Análise da Audiência – expectativa do leitor e editor. Estruturação de artigos científicos. Estruturação de teses e dissertações. Ilustrações eficientes: figuras, gráficos, tabelas, e legendas. Formas de submissão. Processo de revisão, preparação da resposta ao editor e aos revisores, e submissão da nova versão do artigo. Correção da prova do artigo. Referências bibliográficas. Programas de gerenciamento de referências bibliográficas. Medidas de qualidade de periódicos científicos. Direitos e deveres em textos científicos: plagio, direitos autorais. Escrita de resumo para congressos e outros eventos. Apresentação de trabalhos orais e posters em eventos.
Referências: Assumpção, M. E. O., & Bocchini, M. O. (2002). Recomendações para escrever bem: textos fáceis de ler. Manole. Bessa, J. C. R. (2018). Entre citação, autoria e plágio na escrita científica de pós-graduandos. Lingüística, 34(2), 99-118. Blackwell, J., & Martin, J. (2011). A scientific approach to scientific writing. Springer Science & Business Media. Buenz, E. J. (2019). Essential elements for high-impact scientific writing. Nature. Cargill, M., & O'Connor, P. (2013). Writing scientific research articles: Strategy and steps. John Wiley & Sons. Day, R. A., & Gastel, B. (1998) How to write and publish a scientific paper. Cambridge University Press. Fischhoff, B., & Scheufele, D. A. (2013). The science of science communication. Proceedings of the National Academy of Sciences, 110(Supplement 3), 14031-14032. Moraes-Branco, P. de (2015). Guia de redação para a área de Geociências. Oficina de Textos. 2ª Edição, 224p. Silvia, P. J. (2007). How to write a lot: A practical guide to productive academic writing. American Psychological Association. Strunk Jr., W. & White, E. B. (2000) The elements of style. 4th Ed. Longman Volpato, G. L. (2007). Como escrever um artigo científico. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, 4, 97-115. Volpato, G. L. (2015). O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 9(1). Website “Bem Vindo ao WebQualis!” http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam Weissberg, R., & Buker, S. (1990). Writing up research. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. Yamakawa, E. K., Kubota, F. I., Beuren, F. H., Scalvenzi, L., & Miguel, P. A. C. (2014). Comparing the bibliographic management softwares: Mendeley, EndNote and Zotero. Transinformação, 26(2), 167-176.

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