Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC (16.29)
Código: GIC0004
Nome: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGCI0012 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Compreender como a TI pode trazer às organizações vantagens estratégicas ao facilitar a solução de problemas, aumentando a produtividade e a qualidade, incrementando o atendimento ao cliente, melhorando a comunicação e a colaboração e permitir a reengenharia do processo empresarial.Conhecer as principais aplicações de TI na organização, incluindo os sistemas de gestão empresarial e os sistemas de inteligência (business intelligence). Entender o papel do comércio eletrônico e os sistemas que se apoiam nele como o CRM (customer relationship management) e o SCM (suply chain management). Compreender o papel da TI e os aspectos envolvidos quando da utilização de novos sistemas e aplicações baseados em Cloud Computing.
Referências: Albertin&Albertin. TI e Desempenho Empresarial. Atlas : 2005. Audy, Jorge Luis Nicolas et all. Fundamentos de SI. Bookman; 2005. Batista, Emerson de O. SI: O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva: 2004. Berry, Michael J. A. Data Mining Techniques: for marketing, sales and CRM. Wiley: 2004. Carr, Nicholas. A grande mudança: reconectando o mundo de Thomas Edison ao Google. Tradução. . Editora Landscape:2008. Carr, Nicolas. IT does not matter. Harvard Business School: 2003. Carr, Nicholas. Será que TI é tudo? Redefinindo o papel da TI. Tradução. Gente Editora, 2009. Cokins, Gary. Performance Management: Finding the Missing Pieces (to close the intelligence gap). New Jersey: Wiley:2004. Davenport, Thomas H. Harris, Jeanne G. Competição Analítica: Vendendo através da Novo Ciência. Tradução. Editora campus, 2007. De Sordi, José Osvaldo. Gestão por Processos: uma abordagem da moderna administração. Eckerson, Wayne W. Performance Dashboards: Measuring, Monitoring and Managing your Business. New Jersey: John Wiley Sons, 2006. Friedman, Thomas L. O mundo é plano: Uma breve história do século XXI. Tradução. Objetiva: 2005. Hammer, Michael. A Agenda: O que as empresas devem fazer para dominar esta década. Campus: 2002. Handfield, Robert. B. Nichols, Ernest L. Introduction to Supply Chain Management. Prentice Hall, 1999. Jeston, John, Nelis,Johan. Business Process Management. Burlington: Elsevier,2006. Kalakota, Ravi ; Robinson, Marcia. E-Business 2.0: Roadmap for Sucess. New Jersey, Addison-Wesley: 2001. Kalakota, Ravi ; Robinson, Marcia. M-Business. Tradução. Bookman, 2002. Kaplan, Robert S. Norton David P. A estratégia em ação : Balanced Scorecard: Tradução. Editora Campus, 1997. Kaplan, Robert S. Norton David P. Mapas Estratégicos: Convertendo ativos intangíveis em Resultados tangíveis. Tradução. Editora Campus, 2004. Laudon, Kenneth C.; Laudon, Jane P. Sistemas de Informações Gerenciais: Administrando a empresa digital. Tradução. Prentice Hall: 2004. Laurindo, Fernando José Barbin ; Rotondaro, Roberto, Gilioli. Gestão Integrada de Processos e TI. Atlas; 2006. Laurindo, Fernando José Barbin. TI: Eficácia nas Organizações. Futura: 2002. Liautaud, Bernard. Inteligência em e-business. Tradução. Qualitymark: 2001. Lucas, Jr. Henry C. IT and the Productivity Paradox: Assesing the value of Investing in IT. Oxford University Press, 1999. McFarlan, Warren. A TI muda a maneira de competir em Revolução em Tempo Real: Gerenciando a TI. Tradução. HBR: 1997. McGee James, Prusak, David. Gerenciamento Estratégico da Informação. Tradução. Editora Campus, 1994. Pires, Silvio R. L. Gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management): Conceitos, estratégias, práticas e casos. Atlas; 2004. Porter , Michael E. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Tradução. Editora Campus: 1989. Porter, Michael; Millar, Victor. Como a informação lhe proporciona vantagem competitiva em Revolução em Tempo Real: Gerenciando a TI. Tradução. HBR: 1997. Ross, Jeanne W. Weill , Peter. Robertson, David. C Arquitetura de TI como Estratégia Empresarial. Tradução. M.Books, 2008. Simões Gomes, Carlos Francisco; Cabral Ribeiro, Priscilla Cristina. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à TI. Thomson ; 2004. Singh, Harry S. Data Warehouse: Conceitos, Tecnologias, Implementação e Gerenciamento. Tradução. Makron Books:2001. Souza, César A.; Saccol, Amorolinda Z. Sistemas ERP no Brasil. Editora Atlas: 2003. Stair, Ralph; Reynolds, George W. Princípios de Sistemas de Informações: uma abordagem gerencial. Tradução. LTC: 2002. Summer, Mary. Enterprise Resource Planning. Pearson Prentice Hall: 2005. Terra, J Cláudio Cyrineu; Gordon, Cindy. Portais Corporativos: A revolução na gestão do conhecimento. Negócio Editora: 2002. Turban, Efraim; King, David. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. Tradução. Prentice Hall: 2004. Turban, McLean, Wetherbe. Tecnologia da Informação para Gestão. Tradução. Bookman: 2010.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGCI0012 - GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGCI0012 ) ATIVO 28/07/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.22