Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (15.98)
Código: PSC0065
Nome: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ÁREA DE SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Regulação da educação superior: da LDB às Diretrizes Curriculares Nacionais. Construção e desenvolvimento do projeto pedagógico de curso. Tendências e desafios na formação do professor da área da saúde. Trabalho interprofissional em saúde. Articulação entre currículo, metodologias e avaliação da aprendizagem.
Referências: BÁSICAS: ANASTASIOU LGC, ALVES LP (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. MAMEDE S(Org.) et al. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo: Hucitec; Escola de Saúde Pública do Ceará, 2001. 231 p. PRADO ML, REIBNITZ KS. Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender na saúde. Florianópolis-NFR/UFSC, 2016. 197 pg. PERRENOUD P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. COMPLEMENTARES: ALMEIDA MI. Dos processos de ensinar e aprender. Educação e Pesquisa 2015; 41(3):589-97. FRANCO MAS. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa 2015; 41(3):601-14. GLASS RD. Revisitando os fundamentos da educação para a libertação: o legado de Paulo Freire. Educação & Realidade 2013; 38(3):831-51. TITTON MBP, PACHECO, SM. Diálogos possíveis à construção de projeto político e pedagógico na perspectiva contemporânea da educação integral. Educação em Revista 2015; 31(4):135-53. TRONCON LEA, BOLLELA VR, BORGES MC, RODRIGUES MLV. A formação e o desenvolvimento docente para os cursos das profissões da saúde: muito mais que o domínio de conteúdos. Medicina (Ribeirão Preto) 2014; 14(3):245-8.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.21