Ementa/Descrição: |
Gênese do solo: intemperismo, pedogênese, fatores e processos pedogenéticos. Composição do solo: solo como sistema dinâmico, trifásico e tridimensional. Propriedades do solo: características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas do solo. Avaliação da Qualidade do Solo: indicadores de qualidade e aplicações. |
Referências: |
LEPSCH, I.F. 19 Lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LEPSCH, I.F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. 568 p.
PRESS, F; GROTZINGER, J; SIEVER, R; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
ALLEONI, L.R.F.; MELO, V.F. (EDS) Química e mineralogia de solos. Parte I e II. v 1 e 2. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, 2009, 695p.
EMBRAPA. Manual de Métodos de Análises Químicas de Solos, plantas e fertilizantes. EMBRAPA SOLOS: Brasília, 1999. 370p.
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 2. ed. Brasília: Embrapa Produção de Informação; Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2009. 306 p.
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Essas referências serão fornecidas ao longo do curso.
|