Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Curso: MESTRADO EM ENFERMAGEM/PPGE/CCS - NATAL
Código: ENF3007
Nome: CONHECIMENTO TEÓRICO DA ENFERMAGEM
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Perspectiva epistemológica e prática das teorias de enfermagem. Tipos e níveis de teorias. Aplicabilidade das teorias de enfermagem na prática, no ensino e na pesquisa. Métodos de análise.
Referências: ALMEIDA, M. C. P.; ROCHA, J. S Y. O saber da enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986. 128p. BARNUM, B. S. Nursing theory: analysis, application, evaluation. 5ed. New York: Lippincott, 1998. CAMPEDELLI, M. C (Org). Processo de enfermagem na prática. São Paulo: Ática, 1989. 136p. CARPENITO, L. J. Manual de diagnósticos de enfermagem. 6ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. 488p. CHINN, P. L.; JACOBS, M. K. Theory and nursing: a systematic approach. St. Louis: Mosby, 1987. DOCHTERMAN J. M.; BULECHEK G. M. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). 4ed. Porto Alegre: Artmed; 2008. EGRY, E. Y. Construindo um novo método em enfermagem. São Paulo: Ícone, 1996. 144p FAWCETT, J. Analysis and evaluation of contemporary nursing knowledge. FA: Davis, 2000. 724p. FITZPATRICK, J.; WHALL, A. Conceptual models of nursing: analysis and application. Bowie, Md: Brady, 1983. GEORGE, J. B. Teorias de enfermagem: Os fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 338p GONZALES, R. M. B. et al. Cenários do cuidado: aplicação de teorias de enfermagem. Sta. Maria:Pallotti, 1999. 264p. HERDMAN, T. H. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação – 2012/2014. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. JOHNSON, M.; MASS, M.; MOORHEAD, S. Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. KIM, H. S. The nature of theoretical thinking in nursing. Norwalk, CT: Appleton Century Crofts, 1983. 195p. Cap. 6, p. 117-151. KIM, H. S.; KOLLACK, I (Eds). Nursing theories: conceptual & philosophical foundations. 2ed. New York: Springer, 2006. 309p. LEOPARDI, M. T. Teorias em enfermagem: instrumento para a prática. Florianópolis: NFR/UFSC, Papilivros, 1999. 228p LEOPARDI, M. T. Teoria e método em assistência de enfermagem. Florianópolis: Soldasoft, 2006. 396p. McEWEN, M.; WILLS, E. M. Bases teóricas para enfermagem. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 576p. PARKER, M. E. Nursing theories & Nursing Practice. 2ed. Philadelphia: FA: Davis, 2006. SANTANA, M. G; THOFERN, M. B. (Re)significando a teoria e a prática de enfermagem. Pelotas: EdUFPEl, 2001. 312p TOMEY, A. M; ALLIGOOD, A. Modelos y teoristas em enfermagem. 4ed Madrid: Bruce Harcourt, 1993. WESTPHALEN, M. E. A; CARRARO, T. E (Orgs). Metodologia para a assistência de enfermagem: teorizações, modelos e subsídios para a prática. Goiânia, GO: AB, 2001. 184p

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