Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Curso: DOUTORADO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE/PPGE/CCS - NATAL
Código: ENF3006
Nome: MÉTODOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM SAÚDE E ENFERMAGEM II
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo avançado da lógica da pesquisa hipotética-dedutiva na construção do conhecimento em saúde e na enfermagem. Bases filosóficas e sua relação com objetos de estudo em saúde e enfermagem. Delineamentos de estudos quantitativos.
Referências: ABRAMS, K. R.; SCRAGG, A. M. Quantitative methods in nursing research. J AdvNurs, v. 23, n. 5, p. 1008-15, jun 2008. GIL, A. C. G. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos. 4a. ed. Porto Alegre: Grupo A. GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psic.: Teor. e Pesq.[online], v. 22, n. 2, p. 201-9, 2006. HULLEY, S. B. et al. Delineando a pesquisa clínica. Porto Alegre: Artmed, 2006. ISAAC, S.; MICHAEL, W. B. Handbook in research and evaluation: for education and the behavioral sciences. 2. ed. San Diego: EdITS, 1981. KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU: EDUSP, 1979. LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamento da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005. MEDRONHO, R. A. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2006. MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitative and Qualitative Methods: Opposition or Complementarity? Cad. Saúde Publ, Rio de Janeiro, v.9, n. 3, p. 239-262, jul/set, 1993. PEREIRA, M. G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. POLIT, F. D.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos da pesquisa em enfermagem. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Editora Cultrix, 1972. RICHARDSON, J. R. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. SAMPIERE, R. H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M. P.B. Metodologia de Pesquisa. 5a. ed. Porto Alegre: Editora Penso. SANCHEZ, R; ECHEVERRY, J. Validación de escalas de medición en salud. Rev. Salud Pública, v.6, n.3, p. 2-18, 2004. SERAPIONI, M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciênc. saúde coletiva, v.5, n.1, p. 187-192, 2000. SILVA, L. M. V.; FORMIGLI, V. L. A. Health Evaluation: Problems and Perspectives. Cad. Saúde Publ, Rio de Janeiro, v.10, n. 1, p. 80-91, jan/mar, 1994. SOUSA, A. J. M. et al. Iniciação à lógica e à metodologia da ciência. São Paulo:Editora Cultrix, 1974. TURATO, E. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública [online]. v. 39, n.3, p. 507-14, 2005. VIEIRA, S.; HOSSNE, W. S. Metodologia científica para a área da saúde. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

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