Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Curso: DOUTORADO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE/PPGE/CCS - NATAL
Código: ENF3005
Nome: MÉTODOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM SAÚDE E ENFERMAGEM I
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Bases filosóficas e epistemológicas dos métodos de pesquisa qualitativa e de mixeds methods. Análise dos objetos de estudo relacionados aos métodos, delineamentos, definição de participantes, instrumentos, métodos de análise, rigor metodológico. O debate quantitativo/qualitativo.
Referências: BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília, DF: Plano, 2002. BARBOUR, R. Grupos focais. Porto Alegre, Artmed,2010. 216p. BARDIN, L. Analise de conteúdo. Lisboa. Ediçoes 70, 2012. ________. L’anályse de contenuet de la forme dês communications.IN: Moscovici, S; BUSCHINI, F.(Org.). Les Méthodesdês Sciences Humanines.Ed. PUF. France. 2003. P: 243-70. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Um manual prático. Ed. Vozes: Rio de Janeiro. 2002. P: 189-217; 393-441. BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa participante. São Paulo, SP: Brasiliense, 1981. ___________________. Repensando a pesquisa participante. São Paulo, SP: Brasiliense, 1984. CAMARGO, B. V. ALCESTE: um programa Informático de Análise Quantitativa de Dados Textuais. IN: MOREIRA, A.S.P. et al. (Org.). Perspectivas Teórico-Metodológicas em Representações Sociais. Ed.UFPB. João Pessoa. 2005. P: 511-39. FONTANELLA, B. J. B.; CAMPOS, C. J. G.; TURATO, E. R. 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