Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Curso: DOUTORADO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE/PPGE/CCS - NATAL
Código: ENF3004
Nome: CIÊNCIA DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Concepções ontológicas da ciência de enfermagem, seus paradigmas dominantes e a matriz disciplinar correspondente. O conhecimento de enfermagem e sua evolução. Perspectiva epistemológica e prática do conhecimento contemporâneo do cuidar da enfermagem. Estratégias de construção teórica da enfermagem. Estratégia de análise de conceito. Conhecimento do cuidar de enfermagem no contexto da atenção a saúde.
Referências: ALMEIDA, M. C. P; ROCHA, J. S. Y. O saber da enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986. 128p. CARRARO, T. E.; WETPHALEN, M. E. A. (Org.). Metodologias para a assistência de enfermagem: teorização, modelos e subsídios para a prática. Goiânia: AB, 2001. CHINN, P. L. Integrated theory and knowledge development in nursing. St. Louis, MO: Mosby Elsevier, 2011. DOCHTERMAN, J. M.; BULECHEK, G. M. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. GARCIA, T. R.; EGRY, E. Integralidade da atenção no SUS e a sistematização da assistência. Porto Alegre: Artmed, 2010. FAWCETT, J. Contemporary nursing knowledge: analysis and evaluation of nursing models and theories. 2ed Philadelphia PA: F.A. Davis, 2005. JOHNSON, M.; MASS, M.; MOORHEAD, S. Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. HERDMAN, T. H. Nursing diagnoses: definitions & classification 2012-2014. Philadelphia, PA: Wiley-Blackwell, 2012. REED, P.; SHEARER, N. B. C. Nursing knowledge and theory innovation: advancing the science of practice. New York: Springer, 2011. RISJORD, M. W. Nursing knowledge: science, practice and philosophy. Ames, Iowa: Wiley-Blackwell, 2010. ROY, C.; JONES, D. A. Nursing knowledge development and clinical practice. New York: Springer, 2006. WALDOW, V. R. Bases e princípios do conhecimento e da arte da enfermagem. Petrópolis, R.J: Vozes, 2008. WALKER, L. O.; AVANT, K. C. Strategies for theory construction in nursing. 5 ed. Prentice Hall, 2011. WILSON, J. Pensar com conceitos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ANDRADE, B. B., BELLINI, E. F., SANTOS, M. E. S. WAIDMAN, M. A. P. Ontologia e epistemologia do cuidado de enfermagem. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 12, n. 1, p.77-82, jan./abr. 2008 AYRES J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde Soc, v.13, n.3, p.16-29, 2004. CARPER, B. Fundamental patterns of knowing in nursing. Adv Nurs Science, v.1, n.1, p. 13-23, 1978. CARVALHO, V. Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem e a formação dos sujeitos do conhecimento na área da Enfermagem - do ângulo de uma visão filosófica. Esc Anna Nery Rev Enferm, v.13, n.2, p.406-14, abr-jun, 2009. CARVALHO, V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto, v.11, n.4, p.420-8, agosto, 2003. GARCIA, T. R.; NÓBREGA, M. M. L. Contribuição das teorias de para a construção do conhecimento da área. Rev Bras Enferm, Brasília (DF), v. 57, n.2, p.228-32, mar/abr, 2004. GOMES, V. L. O.; BACKES, V. M. S.; PADILHA, M. I. C. S.; VAZ, M. R. C. Evolução do conhecimento científico na enfermagem: do cuidado popular à construção das teorias. Investigación e Educación en Enfermería, Medellin, v.25, n.2, p.108-115, septiembre, 2007. SILVA, A. L.; CIAMPONE, A. M. T. Um olhar paradigmático sobre a assistência de enfermagem – um caminhar para o cuiddo complexo. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 37, n.4, p.13-23, 2003. WALL, M. L.; CARRARO, T. E. Kuhn's revolutionary theory and its influence on the construction of nursing knowledge. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.17, n.3, p.417-422, June 2009.

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