Referências: |
ALMEIDA, M. C. P; ROCHA, J. S. Y. O saber da enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986. 128p.
CARRARO, T. E.; WETPHALEN, M. E. A. (Org.). Metodologias para a assistência de enfermagem: teorização, modelos e subsídios para a prática. Goiânia: AB, 2001.
CHINN, P. L. Integrated theory and knowledge development in nursing. St. Louis, MO: Mosby Elsevier, 2011.
DOCHTERMAN, J. M.; BULECHEK, G. M. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GARCIA, T. R.; EGRY, E. Integralidade da atenção no SUS e a sistematização da assistência. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FAWCETT, J. Contemporary nursing knowledge: analysis and evaluation of nursing models and theories. 2ed Philadelphia PA: F.A. Davis, 2005.
JOHNSON, M.; MASS, M.; MOORHEAD, S. Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
HERDMAN, T. H. Nursing diagnoses: definitions & classification 2012-2014. Philadelphia, PA: Wiley-Blackwell, 2012.
REED, P.; SHEARER, N. B. C. Nursing knowledge and theory innovation: advancing the science of practice. New York: Springer, 2011.
RISJORD, M. W. Nursing knowledge: science, practice and philosophy. Ames, Iowa: Wiley-Blackwell, 2010.
ROY, C.; JONES, D. A. Nursing knowledge development and clinical practice. New York: Springer, 2006.
WALDOW, V. R. Bases e princípios do conhecimento e da arte da enfermagem. Petrópolis, R.J: Vozes, 2008.
WALKER, L. O.; AVANT, K. C. Strategies for theory construction in nursing. 5 ed. Prentice Hall, 2011.
WILSON, J. Pensar com conceitos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ANDRADE, B. B., BELLINI, E. F., SANTOS, M. E. S. WAIDMAN, M. A. P. Ontologia e epistemologia do cuidado de enfermagem. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 12, n. 1, p.77-82, jan./abr. 2008
AYRES J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde Soc, v.13, n.3, p.16-29, 2004.
CARPER, B. Fundamental patterns of knowing in nursing. Adv Nurs Science, v.1, n.1, p. 13-23, 1978.
CARVALHO, V. Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem e a formação dos sujeitos do conhecimento na área da Enfermagem - do ângulo de uma visão filosófica. Esc Anna Nery Rev Enferm, v.13, n.2, p.406-14, abr-jun, 2009.
CARVALHO, V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto, v.11, n.4, p.420-8, agosto, 2003.
GARCIA, T. R.; NÓBREGA, M. M. L. Contribuição das teorias de para a construção do conhecimento da área. Rev Bras Enferm, Brasília (DF), v. 57, n.2, p.228-32, mar/abr, 2004.
GOMES, V. L. O.; BACKES, V. M. S.; PADILHA, M. I. C. S.; VAZ, M. R. C. Evolução do conhecimento científico na enfermagem: do cuidado popular à construção das teorias. Investigación e Educación en Enfermería, Medellin, v.25, n.2, p.108-115, septiembre, 2007.
SILVA, A. L.; CIAMPONE, A. M. T. Um olhar paradigmático sobre a assistência de enfermagem um caminhar para o cuiddo complexo. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 37, n.4, p.13-23, 2003.
WALL, M. L.; CARRARO, T. E. Kuhn's revolutionary theory and its influence on the construction of nursing knowledge. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.17, n.3, p.417-422, June 2009.
|