Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Curso: MESTRADO EM ENFERMAGEM/PPGE/CCS - NATAL
Código: ENF3003
Nome: TECNOLOGIAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Tecnologias e inovação para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e cuidado em saúde e enfermagem. Tecnologias de Informação e Comunicação e informações baseadas na Web 2.0 em saúde e enfermagem. Aplicação, adaptação e desenvolvimento de metodologias, procedimentos e instrumentos para o cuidado em saúde e enfermagem. Gerenciamento de a informação pessoal com a Web 2.0.
Referências: BARRA, D. C. C. et al. Evolução histórica e impacto da tecnologia na área da saúde e da enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. v. 8, n. 3, p. 422-30, 2006. MARTINS, C. R.; SASSO, G. T. M. Tecnologia: definições e reflexões para a prática em saúde e enfermagem. Texto Contexto Enferm, v.17 n.1. p.11-12 Jan./Mar. 2008. SCHWONKE, C. R. G. B. et al. Perspectivas filosóficas do uso da tecnologia no cuidado de enfermagem em terapia intensiva. Rev. bras. enferm, Brasília, v. 64, n. 1, Feb. 2011. KOERICH, M. S. et al . Tecnologias de cuidado em saúde e enfermagem e suas perspectivas filosóficas. Texto context enferm, Florianópolis, v. 15, n. spe, 2006. DDIMARIA-GHALILII, R. A.; OSTROW, L.; RODNEY, K. Webcasting: a new instructional technology in distance graduate. Journal of Nursing Education, v.44, n. 1, p. 11-8, 2005. HANSEN, M.; ERDLEY, S. YouTube and Other Web 2.0 Applications for Nursing Education. Online Journal of Nursing Informatics (OJNI), v. 13, n. 3. Disponivel em: http://ojni.org/13_3/Hansen_Erdley.pdf . MURPHY, J. Nursing and technology: a love/hate relationship. Nursing Economics, v. 28, n. 6, p. 405-8, nov-dec 2010. NIETSCHE E.A. et al. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma Reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem, v.13, n.3, p.344-53. 2005. SALVADOR, P. T. C. O. S. et al. Tecnologia e inovação para o cuidado em enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, v. 20, p. 111-117, 2012. BAGGIO, M. A.; ERDMANN, A. L.; SASSO, G.T. M. D. Cuidado humano e tecnologia na enfermagem contemporânea e complexa. Texto contexto enferm, Florianópolis, v. 19, n. 2, June 2010. AMANTE, L. N. et al. A interface entre o ensino do processo de enfermagem e sua aplicação na prática assistencial. Rev. Eletr. Enf. [Internet] v. 12, n. 1, p. 201-7, 2010. OKABE, M. Prezi- Criando Apresentações de Alto Impacto Online. 2012 ABBOTT, P. A.; COENEN, A. Globalization and advances in information and communication technologies: The impact on nursing and health. Nurs Outlook, v. 56, p. 238-246, 2008. AGGARWAL R; MYTTON O.T; GREAVES F; VINCENT C. Technology as applied to patient safety: an overview. Qual Saf Health Care, v.19 Suppl 2, p.i3-8. 2010. BARNARD, A. Philosophy of technology and nursing. Nursing Philosophy, v. 3, p.15 26. 2002. CATALANO, K.; FICKENSCKER, K. Emerging technologies in the OR and their effect on perioperative professionals. AORN Journal, v.86, n.6, p. 958-69, 2007. COURTNE, K. L.; DEMIRIS, G.; ALEXANDER, G. L. Information Technology Changing Nursing Processes at the Point-of-Care. Nurs Admin Q, v. 29, n. 4, p. 315–322, 2005. DDIMARIA-GHALILII, R. A.; OSTROW, L.; RODNEY, K. Webcasting: a new instructional technology in distance graduate. Journal of Nursing Education, v.44, n.1, p.11 18. 2005. ECRI INSTITUTE. Top 10 technology hazards for 2011. A guide for prioritizing your patient safety initiatives. Health Devices, v.39, n.11, p.404-16. 2010. FRANCIS, P.; WINFIELD, H.N. Medical robotics: the impact on perioperative nursing practice. Urol Nurs, v.26, n.2, p. 99-104, 107-8. 2006. GOLDSMITH, J. Technology and the boundaries of the hospital: three emerging technologies. Health Affairs, v. 23, n.6, p.149-156. 2004. HAIGH, J. Information technology in health professional education: why IT matters. Nurse Education Today, v. 24, p.547 552. 2004 HANSEN, M.; ERDLEY, S. YouTube and Other Web 2.0 Applications for Nursing Education. Online Journal of Nursing Informatics (OJNI), v.13, n.3. Disponivel em:http://ojni.org/13_3/Hansen_Erdley.pdf KOERICH, M. S. et al. Tecnologias de cuidado em saúde e enfermagem e suas perspectivas filosóficas. Texto & contexto enferm, v.15, número especial, p.178-185, 2006. LOPES, M. M. B. et al. Politics and technologies in the administration of health care and nursing services. Acta Paul Enferm, v. 22, n. 6, p. 819-27, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v22n6/en_a15v22n6.pdf MAAG, M. iPod, uPod? An emerging mobile learning tool in nursing education and students satisfaction. WHO S LEARNING? WHOSE TECHNOLOGY? Proceedings of the 23rd Annual Ascilite Conference, p. 483 492. 2006 ________. The potential use of "blogs" in nursing education. Comput Inform Nurs, v.23, n.1, Jan/Feb, p.16-24, 2005. MACDONALD, M. Technology and Its Effect on Knowing the Patient A Clinical Issue Analysis. Clinical Nurse Specialist, v. 22, n. 3, p. 149-155, 2008. MARTINS, C.R.; SASSO, G.T.M. Tecnologia: definições e reflexões para a prática em saúde e enfermagem. Texto Contexto Enferm, v.17 n.1. p.11-12 Jan./Mar. 2008. MERHY, E. E.; FRANCO, T. B. Por uma composição técnica do trabalho centrada nas tecnologias leves e no campo relacional. Saúde debate;27(65):316-323, set.-dez. 2003. MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva [online]. v.13, suppl. 2, p. 2133-2144, 2008. MYTTON, O.T.; GREAVES, F. E.; STANTON, E. A.; DONALDSON, L. J. What should WHO be doing about patient safety and technology? Qual Saf Health Care, v.19 Suppl. 2, p. 44-7, 2010 Aug. MURPHY, J. Nursing and technology: a love/hate relationship. Nursing Economics, v.28, n.6, p. 405-8, 2010. NIETSCHE, E. A. et al. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma Reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. v.13, n.3, p.344-53, 2005. SALVADOR, P. T. C. O. S.; OLIVEIRA, R. K. M.; COSTA, T. D.; SANTOS, V. E. P.; TOURINHO, F. S. V. Tecnologia e inovação para o cuidado em enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, v. 20, p. 111-117, 2012. SIMPSON, R. L. No-Borders Nursing .How Technology Heals Global Ills. Nurs Admin Q, v. 28, n. 1, p. 55–59, 2004. SKIBA D. J.; CONNORS, H. R.; JEFFRIES, P. M. Information technologies and the transformation of nursing education. Nurs Outlook, v. 56, n. 5, p. 225-230, Sept/Oct. 2008. STAGGERS, N. Et al. Nanotechnology: the coming revolution and its implications for consumers, clinicians, and informatics. Nurs Outlook, v. 56, n.5, p. 268-274, Sep/Oct. 2008. TWOMEY, A. Web-based teaching in nursing: lessons from the literature. Nurse Education Today, v.24, n.6, p. 452 458. 2004. ZUZELO, P. R.; CATHERINE, G.; HANSELL, A. W.; THOMAS, L. Describing the Influence of Technologies on Registered Nurses’ Work. Clinical Nurse Specialist, v. 22, n. 3, 2008.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.12.21