Referências: |
GEERTZ, Clifford. A arte como sistema cultural. Em: O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1997. GEERTZ, Clifford. Ethos, visão de mundo e a análise de símbolos sagrados. Em :A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. BECKER, Howard. Mundos artísticos e tipos sociais. Em: Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. VELHO, Gilberto. Vanguarda e desvio. Em: Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. BECKER, Howard. Arte como ação coletiva. In: Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1977. LAGROU, Els. Antropologia e arte: uma relação de amor e ódio. Florianópolis. Ilha, vol. 5, n.2, 2003. BECKER, Howard. A cultura de um grupo desviante: o músico de casa noturna. Em: Outisders estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008. PRICE, Sally. Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2000. Fry, Peter. Estética e Política: Relações entre raça, publicidade e produção da beleza no Brasil. In Nu e Vestido. Goldenberg, M. Org. pp. 303-326. Vidal, Lux Boelitz. 1992. A pintura corporal e a arte gráfica entre os Kayapó-Xikrin do Cateté. In Grafismo indígena . In Grafismo Indígena, Estudos de Antropologia Estética. São Paulo: Studio Nobel, Fapesp, Edusp. pp. 143-189. Diawara, Manthia. A arte da resistência africana. http://www.artafrica.info/html/artigotrimestre/artigo.php?id=6 Fanon, Frantz. 1975. Pele negra, máscaras brancas. Porto: Paisagem. Gilroy, Paul. 2001. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: UCAM. Hall, Stuart. As modernidades e seus outros: três momentos na história das artes da diáspora Negra do Pós-Guerra. http://www.artafrica.info/html/artigotrimestre/artigo.php?id=17 DIAS, José António Fernandes.Apresentação. In: FARRELL, Laurie Ann (ed.). Looking Both Ways Das Esquinas do Olhar Arte da Diáspora Africana Contemporânea. Lisbon: Fundação Calouste Gulbenkian; New York, NY: Museum of African Art, 2005. _____, José António B. Fernandes. Pós-colonialismo nas artes visuais, ou talvez não. In: SANCHES, Manuela Ribeiro (org.). Portugal não é um país pequeno. Contar o Império na pós-colonialidade. Lisboa: Cotovia, 2006 p.317-337.
|