Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: FST4042
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM DESENVOLVIMENTO, CONTROLE E APRENDIZAGEM MOTORA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Tem como objetivo discutir as principais teorias de desenvolvimento humano, enfocando sua importância para a compreensão do desenvolvimento motor e para a reabilitação neurológica. Examina e discute os mecanismos relacionados às aquisição de habilidades motoras, analisa a visão dinâmica de desenvolvimento motor e explora estratégias utilizadas na reabilitação da função motora de sujeitos com distúrbios neurológicos.
Referências: 1.Thomas JR, Thomas KT. What is Motor Development: Where Does It Belong? Quest, 1989, 41, 203-212. 2.Roberton MA. Motor Development: Recognizing Our Roots, Charting Our Future. Quest, 1989, 41, 213-223. 3.Thelen E. Motor Development: A New Synthesis. American Psychologist, v. 50, n. 2, 79-95, 1995. 4.Moseley AM, Stark A, Cameron ID, Pollock A. Treadmill training and body weight support for walking after stroke. Cochrane Database Syst Rev 2005;19(4):CD002840. 5.Moore JL, Roth EJ, Killian C, Hornby TG. Locomotor Training Improves Daily Stepping Activity and Gait Efficiency in Individuals Poststroke Who Have Reached a ''Plateau'' in Recovery. Stroke 2010;41:129-135. 6.Ljspeert AJ. Central pattern generators for locomotion control in animals and robots: A review. Neural Networks 2008;21: 642-653. 7.Jonsdottir J, Cattaneo D, Regola A, Crippa A, Recalcati M, Rabuffetti M, Ferrarin M, Casiraghi A. Concepts of Motor Learning Applied to a rehabilitation protocol using biofeedback to improve gait in a chronic stroke patient. Neurorehabil Neural Repair 2007;21:190-194. 8.Tate JJ, Milner CE. Real-Time Kinematic, Temporospatial and Kinetic Biofeedback During Gait Retraining in Patients: A Systematic Review. Physical Therapy 2010;90:1123-1134. 9.Kelly VE, Eusterbrock AJ, Shumway-Cook a. A review of dual-tasking walking deficits in people with Parkinson’s disease: motor and cognitive contributions, mechanisms, and clinical implications. Parkinson’s disease, 2012: 1-14.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.22