Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN (13.00.09)
Código: MPD0003
Nome: TEORIA E PRÁTICA DO DESIGN
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagens teóricas que enfatizam a linguagem visual assim como as abordagens da metodologia Visual. A imagem como expressão e comunicação no sentido de compreender suas linguagens, produção, público e tecnologias. Tipografia. Cor. Semiótica. Prática de representação visual. Características e relações entre Design Gráfico, Design de Produto e Design de Interação.
Referências: ARNHEIM, R. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1989. BAER, LOURENZO. Produção gráfica. São Paulo: Ed. SENAC, 1999 DENIS, R. C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000. DONIS, A. D. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000. FLUSSER, V. A Filosofia do Design. Coimbra: Relógio d’Água, 2010. FRY, R. Visão e Forma. São Paulo: Cosac Naify, 2002. GOMBRICH, E. H. Arte e Ilusão. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006. HOLLIS, R. Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2000. JACQUES, João Pedro. Tipografia pós-moderna. Rio de Janeiro: 2AB, 2002. JORDAN, P. W. An Introduction to Usability. London: Taylor & Francis, 1998. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac-Naify, 2005. MUNARI, B. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001. NIEMEYER, L. Elementos de Semiótica Aplicados ao Design. Rio de Janeiro: 2ab, 1997. NIEMEYER, Lucy. Tipografia: uma apresentação. Rio de Janeiro: 2AB, 2001. OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006. PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Leo Christiano, 2002. PIETROFORTE, A. V. Semiótica Visual: Os percursos do olhar. São Paulo: Editora Contexto, 2004. ROCHA, Cláudio. Projeto tipográfico: análise e produção de fontes digitais. São Paulo: Rosari, 2002. ROSE, G. Visual Methodologies. London, 2001 SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. Porto Alegre: Cosac e Naify, 2010. SAMARA, Timothy. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2011. SANTAELLA, L. O que é Semiótica. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983. SANTAELLA, L. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. WOLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.12.21