Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPE1003
Nome: SEMINÁRIO: ESCOLA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - DIMENSÕES POLÍTICAS E CURRICULARES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A escolarização da pessoa com deficiência no Brasil. Desigualdades e escolarização, especificidades da pessoa com deficiência. Exclusão/ Inclusão social e escolar. Estigma e preconceito, particularidades no âmbito da educação inclusiva. Currículo e processos de educação inclusiva: aspectos conceituais e políticos.
Referências: AMARAL. Lígia Assumpção. Conhecendo a deficiência( em companhia de Hércules).São Paulo: Robe, 1995. BAPTISTA, Claudio e JESUS, Denise M. (orgs.). Avanços em políticas de inclusão. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2008 BUENO, José G. S. MENDES, Geovana M. Lunardi e SANTOS, Roseli A.(org.) Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira&Marin, 2008. CROCHÍK, José Leon. Preconceito, indivíduo e cultura. 3ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo,2011. DUBET, François. O que é uma escola justa? São Paulo: Cortez Editora,2008. _____________. As Desigualdades multiplicadas. Ijuí-RS: Ed Unijuí, 2003. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993. FREITAS. Marcos C. Alunos rústicos, arcaicos & primitivos: o pensamento social no campo da educação. São Paulo: Cortez Editora,2005 GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. ________________. A representação do eu na vida cotidiana. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999. ___________________. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011. JACKSON,Philip W. La vida em las aulas. 4ª ed. Madrid: Morata, 1996. JANNUZZI, G. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas-SP; Ed. Autores Associados, 2004. LOPES, Alice C.; MACEDO, Elisabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez Editora,2011. MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva (org.). Educação Inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília; Líber Livro, 2011. ________________________________________. Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. 2ª ed. Fortaleza: Ed. UECE/Ed. FDR, 2003. MARIN, Alda J. BUENO. José Geraldo S.(org.) Excluindo sem saber. Araraquara: Junqueira&Marin; Brasília: CNPq, 2010. MARQUES, Carlos A.; MARQUES, Luciana P. (orgs.)(Re) significando o outro. Juiz de Fora-MG: ED UFJF, 2008. MARTINS, Lucia de A. R.;PIRES, José e PIRES, Gláucia N.L. Políticas e práticas educacionais inclusivas. Natal: EDUFRN, 2008. VELHO, Gilberto(org.). Desvio e divergência: uma crítica da patologia social. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985. SACRISTÁN, Juan G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998 SANTOMÉ, Jurjo Torres. O curriculum oculto. 3ª ed. Porto: Porto Editora, 1995. PONCE Aníbal. Educação e luta de classes. 23ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

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