Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2023
Nome: AVALIAÇÃO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Marcos conceituais e metodológicos; avaliação de políticas e programas de sociais; pesquisa avaliativa em saúde; desenhos interdisciplinares para avaliação em saúde.
Referências: BOSI, M.L.M.; MERCADO, F.J. (orgs). Avaliação qualitativa de programas de saúde: enfoques emergentes. Petrópolis, RJ : Vozes, 2006. BOSI, Maria Lúcia Magalhães; UCHIMURA, Kátia Yumi. Avaliação da qualidade ou avaliação qualitativa do cuidado em saúde? Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 41, n. 1, Fev. 2007. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 89102007000100020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 maio 2010. FELISBERTO, Eronildo. Da teoria à formulação de uma Política Nacional de Avaliação em Saúde: reabrindo o debate. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, Set. 2006. FURTADO, Juarez Pereira. Um método construtivista para a avaliação em saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2001. HARTZ, Z.M.A. (Org.). Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de janeiro: Fiocruz, 1997. MINAYO, M.C. et al. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. NOVAES, H. M. D. Avaliação de programas, serviços e tecnologias em saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 5, Out. 2000 . Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102000000500018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 maio 2010. PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A.G.; MATTOS, R.A. Atenção Básica e integralidade: contribuições para estudos de práticas avaliativas em saúde. Rio de Janeiro: CEPESC:IMS/UERJ: ABRASCO, 2008. PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Politicidade do cuidado e avaliação em saúde: instrumentalizando o resgate da autonomia de sujeitos no âmbito de programas e políticas de saúde. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. Recife, v.5, sup.1, p. s71-81. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292005000500008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 maio 2010. SCHRAIBER, Lilia Blima et al. Planejamento, gestão e avaliação em saúde: identificando problemas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 1999. TANAKA, Oswaldo Yoshimi; MELO, Cristina. Uma proposta de abordagem transdisciplinar para avaliação em Saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 4, n. 7, Ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832000000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 maio 2010.

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