Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (14.28)
Código: MEC3219
Nome: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Nesta disciplina serão vistos os fundamentos de Computação Gráfica bem como desenvolvimento prático de um sistema gráfico interativo simples. Além disso, serão apresentados noções básicas de OpenGL e alguns tópicos especiais de aplicação da Compu-tação Gráfica tais como: Realidade Virtual e CAD 3D. Introdução e Conceitos Básicos. Transformações Geométricas 3D e Coordenadas Homogêneas. Superfícies Curvas bicúbicas 3D. Noções de APIs Gráficas e conceitos com implementações em OpenGL. Modelagem de sólidos. Construção e agrupamento de objetos virtuais. Animação e interpoladores. Sensores e ações correlatas. Controle de cores e aparência dos Materiais. Mapeamento de texturas. Modelos de iluminação, sombreamento. Noções de Realidade Virtual. Aulas práticas e experimentais em laboratório.
Referências: 1. Fundamentals of Interactive Computer Graphics. Foley & van Damm. 1. e 2. edições. 2. Principles of Interactive Computer Graphics. Williem Newman & Robert Sproull. McGraw-Hill/Kogakusha. 3. Computer Graphics, C Version, Second Edition by Donald Hearn and M. Pauline Baker, Prentice-Hall, ISBN: 0135309247. 4. "OpenGL 1.2 Programming Guide, Third Edition: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 1.2" by Mason Woo, Jackie Neider, Tom Davis, Dave Shreiner,OpenGL Architecture Review Board, Addison-Wesley Pub Co; ISBN: 0201604582. 5. "OpenGL Reference Manual: The Official Reference Document to OpenGL, Version 1.2" by Dave Shreiner (Editor), Opengl Ar-chitecture Review Board, Addison-Wesley Pub Co; ISBN: 0201657651. 6. AMES, A.;NADEAU, D.;MORELAND, J.. VRML Sourcebook. 1a. Ed..John Wiley & Sons, Inc. 1995.

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