Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (14.28)
Código: MEC3207
Nome: MOTORES TÉRMICOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Classificação, aplicação e características dos motores. Elementos construtivos. Ciclos. Combustão e combustíveis. Perdas e rendi-mentos. Sistemas de formação de mistura. Sistemas de Ignição. Emissões. Cinemática e dinâmica dos motores. Ensaios e curvas características. Parâmetros de desempenho. Seminários.
Referências: 1. Heywood, J.B. “Internal combustion engine fundamentals”, McGraw-Hill International, New York,m 1988, 930 p. 2. “Automotive Handbook”, 1983, 3 ª Ed. Bosch/SAE, 852 p. 3. “Automotive Electric Eletronic System”, 1989, 1 ª Ed. Bosch/SAE, 347 p. 4. Ferguson, C.R., “Internal combustion enginees – Applied thermosciences”, Singapore, Wiley & Sons, 546p. 1986. 5. Lenz, H.P., “Misture formation in spark-ignition engines”, New York, Springer-Verlag-Wien/SAE, 400 p., 1992. 6. Taylor C.F., “The internal combustion engine in theory and practice”, vol. I e II, M.I.T. Press, 1985. 7. Obert, E.F., “Motores de Combustão Interna”, Trad. Por Luiz Carrato, Porto Alegre, Ed. Globo, 1971, 618 p.

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