Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2007
Nome: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATO DE LER E ESCREVER
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Centra-se no estudo da leitura, abordando sua importância e as diferentes modalidades para uma melhor otimização no ato de ler, na perspectiva de contriuir para escrita.
Referências: BARZOTTO, V. H. (Org). Estado de leitura. Campinas: SP: Mercado de Letras: Associação de Leitores do Brasil,1999. BERNARDES, A. S. Do texto pelas mãos do escritor ao texto nas mãos do leitor: pensando a leitura e a escrita na biblioteca. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 22, Abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782003000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 maio de 2010. BOAVENTURA, E. Como ordenar as Idéias. São Paulo: Ática, 2002 CASTRO, M. B. Sobre a importância do ato de ler e escrever: relato de experiência em turma de magistério. UNIrevista. v. 1, n. 2, p. 1-12, abr. 2006. Disponível em: < http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev__Castro.pdf>. Acesso em 30 maio de 2010. FERRAZ, L. M. C. F. Novas variações sobre temas Nietzschianos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler. 43 ed. São Paulo: Cortez, 2002. MUNHOZ, S. C. D.; ZANELLA, A. V. Linguagem escrita e relações estéticas: algumas considerações. Psicol. estud., Maringá, v. 13, n. 2, Jun. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 maio de 2010. PERISSÉ, G. Ler, Pensar e escrever. 2 ed. São Paulo: Arte e Ciência, 1998. PULLIN, E.M.M.P; MOREIRA, L.S.G. Prescrição de leitura na escola e formação de leitores. Ciências & Cognição. v. 13, n. 3, p. 231-242. 2008. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.com.br/pdf/v13_3/cec_vol_13_3_m318315.pdf>. Acesso em 30 maio de 2010. ROLINDO, J. M. R.; SOUZA, F. E. Leitura/escritura: um processo de construção de sentido. Revista de Educação. v. 11, n. 12. 2008. . Disponível em: <http://www.sare.unianhanguera.edu.br/index.php/reduc/article/view/274/273>. Acesso em 30 maio de 2010.

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