Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2003
Nome: TEMAS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A origem e construção da cidadania. Educação e saúde como direitos sociais, políticos e individuais. Saúde, alteridade e desigualdade social: a luta em defesa da vida com qualidade de vida e cidadania. Promoção da saúde, cidadania e direitos humanos. Cidadania, movimentos e lutas sociais. A ética na produção social da vida, saúde e da enfermagem.
Referências: ABRASCO. Cidades saudáveis ? Projeto e movimento. Rev Tema, Rio de Janeiro, maio 2000. BELLATO, R.; GAIVA, M.A.M. A cidadania e a ética como eixos norteadores da formação do enfermeiro. Rev Bras Enf., v.56, n.4, p.429-432, jul/ago 2003. BERLINGUER, G. Ética da saúde. São Paulo:HUCITEC, 1996. GALLO, S. Ética e cidadania: caminhos da filosofia. 3ed. São Paulo: Cortez:Papirus, 1998. GELBCKE, F.L. et al. Trabalho, saúde, cidadania e enfermagem: produção do conhecimento do grupo práxis. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v.17, n.4, p.727-33, 2008. GERMANO, J.W. A transforamAçaõ da questão social e a educação . 50ª Reunião Anual da SBPC ? conferência. Natal, RN, julho de 1998. GERMANO, R.M. Ética e bioética: caminhos para uma reflexão acerca da prática profissional, Natal, 2000. (Mimeo) MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. B Horizonte: Ed. UFMG, 1999. MINAYO, M.C. Estrutura e sujeito, determinismo e protagonismo histórico: uma reflexão sobre a práxis da saúde coletiva. Ciência & S Coletiva, v.6, n.1, p.7-19, 2001. MORIN, Edgar. A cabeça bem feita ? repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. _______. Desafios éticos da globalização. São Paulo: Paulinas, 2001. NEVES, L. . W. (Org). Educação e política no limiar do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2000. OPAS. Desafíos para la educación en salud pública - la reforma sectorial y las funciones esenciales de salud pública.Washington, D.C., 2000. SANTOS, B.S. Pela mão de Alice ? o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995. SOUZA, J.G. Autonomia e cidadania na enfermagem. Texto & Contexto Enferm., v.9, n.3, p.86-99, ago/dez 2000. BONACCHI, G. H.; GROPPI, A. (org) o dilema da cidadania - direitos e deveres das mulheres. São Paulo: UNESP, 1995. 312p. SHIROTORI, K; FIGUEIREDO, N.M.; TEIXEIRA, M.S. Sentido de ser humano: uma base reflexiva para o cuidado de enfermagem. Enfermería global, n.8, maio 2006.

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