Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF2001
Nome: BASES FILOSÓFICAS E TEÓRICAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise das bases filosóficas e paradigmas que permeiam a enfermagem na atenção à saúde. Discute a enfermagem enquanto ciência e prática social nos contextos de trabalho. Estudo da saúde como prática social e foco do cuidar da enfermagem. Relaciona os aportes teóricos da práxis de enfermagem e de análise das situações em saúde. Direção para a reorientação da prática profissional e a inovação no cuidar em saúde.
Referências: HISSA, C.E.V. (Org). Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar. Belo Horizonte:AUFMG, 2008. MARTINS, A. Filosofia e saúde: métodos genealógico e filosófico-conceitual. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n.4, p.950-958, jul-ago, 2004. McMURRAY, A. Community health and wellness. 3 ed. Marrickville,NSW: Elsevier, Mosby, 2007. MEIRELLES, B. H. S., ERDMANN, A. L. Redes sociais, complexidade, vida e saúde. Ciência, Cuidado e Saúde, v.5, p.67-74. 2006. MENDES, E. V. Um novo paradigma sanitário: a produção social da saúde. In:_______.Uma agenda para a saúde. São Paulo: HUCITEC, 1996. 300p. Cap. 4, p. 233-300. NASCIMENTO, K.C.; ERDMANN, A.L. Reflexões sobre a filosofia do límite e suas implicações para o cuidar em enfermagem. Aquichan, v. 9, n.2, p.185-192, ago. 2009. PINHEIRO, R.; MATTOS, R.A. (Orgs) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: IMS ABRASCO, 2003. RIOS, E.R.G. et al. Senso comum, ciência e filosofia: elo dos saberes necessários à promoção da saúde. Ciência Saúde Coletiva, v.12, n.2, p.501-9, 2007. SILVA, A.L.;CAMILLO, S.O.. A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, v.41, n.3, p. 403-410, 2007. SPERANDIO, A.M.G.; CORREA, C.RS; SERRANO, M. .;RANGEL, H.A. Caminho para a construção coletiva de ambientes saudáveis: São Paulo, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, v..9, n.3, p. 643-654, 2004.

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