Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 01 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA (12.85)
Código: POP1008
Nome: MÉTODOS QUALITATIVOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: No escopo desta disciplina serão apresentados os métodos qualitativos na pesquisa social discutindose sua especificidade e complementaridade em relação aos quantitativos, alguns pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa qualitativa: positivismo, sociologia compreensiva, etnografia. Os principais tipos de estudo qualitativos serão definidos e exemplificados (estudo de caso, análise documental, observação e entrevista ‐ estruturada semi estruturada, aberta, grupo focal ‐ pesquisaação). Na análise de dados qualitativos serão apresentadas análise temática, textual e interpretativa e a utilização de software. A qualidade na pesquisa qualitativa (triangulação, validação, refletividade e relevância) será discutida com cuidadosa descrição dos critérios empregados. Ao concluir a disciplina espera‐se que o aluno seja capaz de identificar o tipo de estudo mais adequado numa investigação científica e seja capaz de empregar de forma correta os recursos da análise qualitativa de dados.
Referências: BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático.. 1.ed. Ed. Vozes. Petrópolis RJ. 2002 DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. 2.ed. Ed. Artmed. Porto Alegre. 2006 FRANCO, K.L.P.B. Análise de conteúdo. 1.ed. Ed. Plano. Brasília. 2003 GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 4.ed.Ed. Record. Rio de Janeiro. 2000 FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2.ed. Ed. Artmed. Porto Alegre. 2004 LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.L Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Ed. EPU. São Paulo. 1986 MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 15.ed. Ed. Vozes. Rio de Janeiro. 1994 CASSELL, C.; SYMON, G. Essential guide to qualitative methods in organizational research. 1.ed. Ed. Sage. London. 2004 SZYMANSKI, H. A entrevista na pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 1.ed. Ed. Liber Livro. Brasília. 2004

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.12.24