Ementa/Descrição: |
No escopo desta disciplina serão apresentados os métodos qualitativos na pesquisa social discutindose
sua especificidade e complementaridade em relação aos quantitativos, alguns pressupostos
teóricos metodológicos da pesquisa qualitativa: positivismo, sociologia compreensiva, etnografia. Os
principais tipos de estudo qualitativos serão definidos e exemplificados (estudo de caso, análise
documental, observação e entrevista ‐ estruturada semi estruturada, aberta, grupo focal ‐ pesquisaação).
Na análise de dados qualitativos serão apresentadas análise temática, textual e interpretativa
e a utilização de software. A qualidade na pesquisa qualitativa (triangulação, validação, refletividade
e relevância) será discutida com cuidadosa descrição dos critérios empregados. Ao concluir a
disciplina espera‐se que o aluno seja capaz de identificar o tipo de estudo mais adequado numa
investigação científica e seja capaz de empregar de forma correta os recursos da análise qualitativa
de dados. |
Referências: |
BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático.. 1.ed.
Ed. Vozes. Petrópolis RJ. 2002
DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. 2.ed. Ed.
Artmed. Porto Alegre. 2006
FRANCO, K.L.P.B. Análise de conteúdo. 1.ed. Ed. Plano. Brasília. 2003
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 4.ed.Ed.
Record. Rio de Janeiro. 2000
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2.ed. Ed. Artmed. Porto Alegre. 2004
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.L Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Ed. EPU. São Paulo. 1986
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 15.ed. Ed. Vozes. Rio de Janeiro.
1994
CASSELL, C.; SYMON, G. Essential guide to qualitative methods in organizational research. 1.ed. Ed.
Sage. London. 2004
SZYMANSKI, H. A entrevista na pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 1.ed. Ed. Liber Livro.
Brasília. 2004 |