Ementa/Descrição: |
Análise do desenvolvimento neuro-sensório motor de crianças normais, bem como daquelas portadoras de distúrbios do desenvolvimento, abordando a eficácia dos diversos procedimentos de intervenção fisioterapêutica no desenvolvimento e atividades funcionais. Estudo do envolvimento do processo de controle motor nos diversos sistemas corporais, tais como biológico, nervoso e sensorial, bem como formas de análise de movimento. Estudo das teorias e aspectos que influenciam a aprendizagem motora. |
Referências: |
1. Kandel ER, Schwartz J H, Jessel T M. Princípios da neurociência. Cap 37. 4.ed. Barueri: Manole.. p 653-867 e 737-800, 2003.
2. Eckert, Helen M. Desenvolvimento motor. 3.ed. São Paulo: Manole, 490 p., 1993.
3. Winter DA. The biomechanics and motor control of human gait: normal, elderly and pathological. 2. ed. University of Waterloo Press, Waterloo: 1990.
4. Knudson, D.V.;Morrison, C.S. Análise qualitativa do movimento. Ed.Manole, 2001.
5. Schmidt, R.A. & LEE, T.D. Motor Control and Learning: A Behavioral Emphasis.Human Kinetics, 3nd ed., Champaign, 1999.
6. Allard, P.; Strokes, I.A.F.; Blanchi, J.P. Three-dimensional analysis of human movement. Champaign: Human Kinetics, 1995.
7. Enoka, R. Bases neuromecânicas do movimento humano. Editora Manole Ltda., 2a ed., São Paulo, 2000.
8. Latash, M.L. Neurophysiological basis of movement. Human Kinetics, Champaign, 1998.
9. Shepherd, R. Fisioterapia em Pediatria. 3 ed. Livraria Santos Editora, 325 p., 1995.
10. Clark, JE. Motor development. Enciclopedia of Human Behavior, 3:245-255, 1994.
11. Magill RA. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
12. Schmidt RA. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à prática. São Paulo: Movimento, 1993.
13. Tani G, Freudenheim AM, Meira Júnior CM et al. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Rev. Paul. Educ. Fís., 18:55-72,2004.
|