Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF1406
Nome: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ENFERMAGEM
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Reflexão sobre a Educação e as práticas pedagógicas na formação profissional em saúde/enfermagem. A relação ensino-aprendizagem. A articulação educação-trabalho
Referências: AMÂNCIO FILHO, A. (Org.). Saúde, Trabalho e formação profissional. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997. ARRUDA, B.K.G. (Org.). A educação profissional em saúde e a realidade social. Recife: IMIP/MS, 2001. BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Portugal: Porto, 1995. BUARQUE, C. A aventura da universidade. São Paulo: UnESP, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994. CONTRERAS, José. Contradições e contrariedades: do profissional reflexivo ao intelectual crítico. In: A autonomia do professor. São Paulo: Cortez, 2002. p. 133-188. CRUZ, Carlos Henrique Castilho. Competências e Habilidades: da proposta a prática. São Paulo: Loyola, 2002. FREIRE, Paulo. Concepção bancária da educação. In: Pedagogia do Oprimido. 10 ed. Paz e Terra, 1981. p. 63-87. FUSARI, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico. Disponível na Internet. GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 6.ed. São Paulo: Atica, 1995. GERMANO, J.W. Educação e ajuste neoliberal - reforma do Estado, Universidade, governação. In:GICO, V. (Org.). As Ciências Sociais desafios do Milênio. 2002. p.830-840. GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150. GODOY, Arilda Schmidt. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, D. A. (Org.). Didática do ensino superior: técnicas e tendências.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 75-82. GODOY, Arilda Schmidt. Ensino em pequenos grupos. In: MOREIRA, D. A. (Org.). Didática do ensino superior: técnicas e tendências.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 83-99. HOFFFMANN, Jussara. Pontos e contrpontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2003. LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. São Paulo, 1993. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1993. LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-79. LOPES, Antonia Osima. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica da educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Repensando a didática. Campinas/SP: Papirus, 1991. LUCKESI, Cipriano Carlos. Sujeitos da práxis pedagógica: o educador e o educando.In: Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1993. 109-120. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. In: Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995. 17-26. MASETTO, M.T. Didática: a aula com centro. São Paulo: FTD, 1994. MONTAIGNE, Requisitos do bom professor. Ensaios, Livro I, cap. XXVI. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar e reforma, reformar o pensamento, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 81-85. MORIN, E. Complexidade e Transdisciplinaridade. Natal: EDUFRN, 1999. OLIVEIRA, Vilma Q. Sampaio F. de. O sentido das competências no projeto político-pedagógico. Natal: EDUFRN, 2002. SADER, E. (Org.). Pós-Neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1997. SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de Universidade a universidade de ideias, In: Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 187-233. _____. A Universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004. SILVA, José Paulo Vicente, TAVARES, Claudia Mara de Melo. Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde. Rev Trabalho, Educação e Saúde. V. 2, n. 2, set/2004. TIMOTEO, Rosalba Pessoa de Souza Timóteo, LIBERALINO, Francisca Nazaré. Reflexões acerca do fazer pedagógico a partir de referências e diretrizes educacionais para a formação em enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília (DF). 2003, jul/ago: 56(4): 358-360. MOREIRA, A. F.B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas, SP. Papirus, 1999. NÓVOA, A. Vidas de professores. Portugal: Porto, 1995.

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