Referências: |
AMÂNCIO FILHO, A. (Org.). Saúde, Trabalho e formação profissional. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997.
ARRUDA, B.K.G. (Org.). A educação profissional em saúde e a realidade social. Recife: IMIP/MS, 2001.
BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Portugal: Porto, 1995.
BUARQUE, C. A aventura da universidade. São Paulo: UnESP, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.
CONTRERAS, José. Contradições e contrariedades: do profissional reflexivo ao intelectual crítico. In: A autonomia do professor. São Paulo: Cortez, 2002. p. 133-188.
CRUZ, Carlos Henrique Castilho. Competências e Habilidades: da proposta a prática. São Paulo: Loyola, 2002.
FREIRE, Paulo. Concepção bancária da educação. In: Pedagogia do Oprimido. 10 ed. Paz e Terra, 1981. p. 63-87.
FUSARI, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico. Disponível na Internet.
GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 6.ed. São Paulo: Atica, 1995.
GERMANO, J.W. Educação e ajuste neoliberal - reforma do Estado, Universidade, governação. In:GICO, V. (Org.). As Ciências Sociais desafios do Milênio. 2002. p.830-840.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.
GODOY, Arilda Schmidt. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, D. A. (Org.). Didática do ensino superior: técnicas e tendências.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 75-82.
GODOY, Arilda Schmidt. Ensino em pequenos grupos. In: MOREIRA, D. A. (Org.). Didática do ensino superior: técnicas e tendências.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 83-99.
HOFFFMANN, Jussara. Pontos e contrpontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2003.
LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. São Paulo, 1993.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1993.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-79.
LOPES, Antonia Osima. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica da educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Repensando a didática. Campinas/SP: Papirus, 1991.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Sujeitos da práxis pedagógica: o educador e o educando.In: Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1993. 109-120.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. In: Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995. 17-26.
MASETTO, M.T. Didática: a aula com centro. São Paulo: FTD, 1994.
MONTAIGNE, Requisitos do bom professor. Ensaios, Livro I, cap. XXVI.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar e reforma, reformar o pensamento, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 81-85.
MORIN, E. Complexidade e Transdisciplinaridade. Natal: EDUFRN, 1999.
OLIVEIRA, Vilma Q. Sampaio F. de. O sentido das competências no projeto político-pedagógico. Natal: EDUFRN, 2002.
SADER, E. (Org.). Pós-Neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de Universidade a universidade de ideias, In: Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 187-233.
_____. A Universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, José Paulo Vicente, TAVARES, Claudia Mara de Melo. Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde. Rev Trabalho, Educação e Saúde. V. 2, n. 2, set/2004.
TIMOTEO, Rosalba Pessoa de Souza Timóteo, LIBERALINO, Francisca Nazaré. Reflexões acerca do fazer pedagógico a partir de referências e diretrizes educacionais para a formação em enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília (DF). 2003, jul/ago: 56(4): 358-360.
MOREIRA, A. F.B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas, SP. Papirus, 1999.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Portugal: Porto, 1995.
|